scorecardresearch ghost pixel



Como proteger seus dados que estão gravados no celular

O celular assumiu uma posição de grande importância, muito além de um simples telefone. Hoje, o aparelho carrega informações e é preciso saber como proteger seus dados.



Ninguém quer ter o aparelho celular furtado ou roubado no meio da rua. Contudo, precisamos ter em mente que o Brasil é um país violento e que oferece riscos para todos os seus habitantes. Centenas de milhares de aparelhos são roubados ou furtados todos os anos. Por isso, veja como proteger seus dados que estão no celular.

Veja também: Recursos do WhatsApp que vão chegar para transformar completamente a experiência

Aprenda a proteger seus dados gravados no celular

Existem algumas dicas bem simples que podem ajudar a proteger seus dados. Isso não serve exclusivamente para celulares, mas pode ajudar a proteger as informações que estão presentes em quaisquer outros dispositivos tecnológicos.

Confira as dicas para proteger seus dados:

  1. Mude suas senhas com frequência;
  2. Utilize a autenticação de dois fatores;
  3. Não deixe suas senhas salvas no celular;
  4. Utilize logins e senhas diferentes, sempre tentando não ser óbvio;
  5. Não clique em links suspeitos;
  6. Não forneça seus dados para pessoas desconhecidas;
  7. Tenha cuidado com mensagens de SMS, WhatsApp e e-mail;
  8. Instale apenas aplicativos oficiais de lojas oficiais (App Store e Play Store).

Bônus: como encontrar celular roubado

O primeiro passo é saber se o estado em que mora possui algum programa de segurança para esse tipo de finalidade. Geralmente, o próprio poder público disponibiliza programas e ferramentas para cadastrar o IMEI do dispositivo.

Todas as pessoas que cadastram o IMEI no sistema público estadual estão ajudando a combater o mercado negro de informática.

Com o IMEI, é possível localizar qualquer aparelho seja onde ele estiver. Comerciantes e cidadãos que comprarem celulares roubados podem correr o risco de amanhecer na cadeia.

Passo a passo para cadastrar IMEI:

Para cadastrar seu IMEi a fim de proteger seu celular contra pessoas mal-intencionadas, faça o seguinte:

  1. Entre no sistema (site) Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Procure pelo portal da secretaria de segurança de cada um dos estados, caso você não seja pernambucano.
  2. Clique na seção “Cadastrar”;
  3. Agora é hora de preencher com seus dados pessoais: nome completo, nome dos pais, documentos; e-mail e alguns contatos;
  4. Espere a confirmação do cadastro ser enviada para seu e-mail. Crie a senha por meio do link enviado. Agora é só cadastrar o aparelho.




Voltar ao topo

Deixe um comentário