scorecardresearch ghost pixel



Como reaproveitar óleo: veja a forma correta de reutilizar em outros pratos

Aprenda a reaproveitar o óleo sem que a comida fique ruim, economize e colabore com o meio ambiente.



Poucas pessoas sabem como reaproveitar óleo, e que isso é possível sem que a comida fique ruim. Essa prática evita o desperdício, o descarte de maneira incorreta, evita o entupimento de pia e ajuda o meio ambiente.

Veja também: Coisas que podem explodir e que você tem em casa

Antes de qualquer coisa, é necessário esperar o óleo esfriar a primeira vez que for usado, antes de armazená-lo em outro recipiente ou reaproveitar. Após frio, o ideal é colocar ele em uma garrafa pet. 

Uma das maneiras de reaproveitar o óleo e ainda colaborar com o meio ambiente é procurando instituições de coleta seletiva que fazem o descarte correto desse óleo, eles são encaminhados para reaproveitamento na hora da fabricação de biodiesel, tintas a óleo e até mesmo para fazer sabão. 

Quantas vezes o óleo pode ser usado?

Caso você queira saber como reaproveitar óleo na hora de cozinhar, saiba que não é indicado que você faça isso mais que três ou quatro vezes. Quanto mais escura fica a cor do óleo velho, mais prejudicial ele pode se tornar à saúde. 

A composição química do óleo muda todas as vezes que você o esquenta, pois se formam mais bolhas de ar o que pode tornar ele mais inflamável e perigoso ser manuseado na cozinha. 

Mesmo após atingir essa utilização para uso culinário, é possível reaproveitar o óleo fazendo sabão caseiro, existem vários tutoriais na internet ensinando a fazer, o importante é assistir ou ler com muita atenção e estar ciente dos riscos antes de se aventurar a fazer. 

Como fazer sabão utilizando o óleo de cozinha?

Listamos a seguir um passo a passo de como reaproveitar óleo fazendo sabão, lembrando ser necessário fazer com muita cautela. 

  1. Adicione a soda em escamas delicadamente, no fundo do balde. 
  2. Coloque com muito cuidado a água previamente fervida.
  3. Adicione o óleo com o máximo de atenção.
  4. Coloque o amaciante de sua preferência.
  5. Misture com a ajuda de algum equipamento longo, como uma madeira, o importante é que suas mãos não encostem na mistura, faça isso até que fique homogêneo.
  6. Coloque cuidadosamente a mistura em uma forma para secar completamente.
  7. Corte nos tamanhos que desejar e está pronto.

Essa maneira de reaproveitar o óleo é uma boa opção para quem gosta de fazer trabalhos manuais ou até mesmo está procurando uma renda extra, já que praticamente todas as pessoas fazem o uso de sabão em suas residências. 

 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário