scorecardresearch ghost pixel



Congelar banana dá certo? Descubra como conservar a fruta

Uma dúvida comum entre as pessoas que estão em busca de mais praticidade é se dá para congelar banana. Descubra como você pode fazer para conservar a fruta por mais tempo.



Você já pensou em congelar banana na sua casa para preparar uma vitamina geladinha ou fazer algum mix de doce caseiro? Saiba que a ideia não é novidade, mas ela desperta muitas dúvidas nas pessoas.

Veja também: Segredos da airfryer: descubra tudo o que você tem que saber

Aproveite a leitura da resposta para saber como conservar a fruta por mais tempo na sua casa. Aliás, veja se é permitido mesmo congelar banana.

Posso congelar banana sem problemas em casa?

A banana é uma fruta bem versátil, já que dá para consumi-la in natura, assada, frita, em doces, vitaminas e salgados. Além disso, ela também apresenta uma grande riqueza em nutrientes e proporciona saciedade. O desafio está em fazer as bananas durarem mais tempo armazenadas em casa.

Quem nunca teve que jogar várias bananas no lixo pois ficaram podres rápido demais? Essas frutas acabam estragando em uma velocidade alta, principalmente em dias mais quentes. Logo os mosquitos aparecem e denunciam que suas bananas estão chegando ao “fim da vida”. Por isso surge a ideia de congelar banana para fazê-la durar por mais tempo. Mas será que isso é permitido?

Congelar banana tem algum problema?

Não, não existe nenhum problema em congelar banana na sua casa. Aliás, esta é uma dica bem prática para conservar o alimento por mais tempo. Você pode congelar as bananas tranquilamente e comê-las quando quiser.

Porém, o aconselhado é descascar antes de congelar a banana. Corte o fruto em rodelas e coloque dentro de um pote plástico com tampa. Você pode usar as bananas congeladas para fazer batidas, vitaminas e sucos. Se quiser comer normalmente é só esperar alguns minutinhos para que ela perca a dureza que adquiriu no congelador.

Bônus: como conservar as bananas maduras por mais tempo

Coloque na geladeira

A primeira solução é também a mais óbvia de todas. Assim como com qualquer outro alimento, para fazer com que as bananas durem mais, guarde-as na geladeira. Você vai notar que as cascas ficarão escuras mais rapidamente, porém, o fruto permanecerá maduro.

Banana pode ser posta em saquinho com limão

Para potencializar o efeito de conservação na geladeira, utilize um saco hermético e limão. Basta colocar os frutos no saquinho com meio limão, retirar o máximo de ar e guardar na geladeira. Prefira armazenar as bananas na gaveta do equipamento, mais longe do freezer.

Não destaque as bananas

Mantenha as bananas presas ao cacho. Nada de separar as frutas ou destacá-las do talo, já que essas atitudes fazem a banana estragar com bastante rapidez. Utilize esta dica para guardá-las na geladeira ou mesmo deixá-las na fruteira da sua casa.

Jornal

Ter jornal em casa não é algo tão comum atualmente, mas ainda existem vários que são vendidos nas bancas. Envolver as bananas na folha de jornal antes de levar para a geladeira é uma ótima forma de conservar as frutas maduras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário