scorecardresearch ghost pixel



Conheça os benefícios do pinhão e como prepará-lo na airfryer

Típico das regiões sul e sudeste, o pinhão é a semente fruto da araucária, rico em muitos nutrientes que ajudam a fortalecer a imunidade.



Típico das regiões sul e sudeste, o pinhão é a semente fruto da araucária, uma árvore que pode atingir mais de 50 metros de altura e com períodos de colheitas nos meses de abril e junho.

Veja também: Receita de hambúrguer caseiro feito na churrasqueira

O pinhão é um alimento muito versátil para o consumo, já que pode ser ingrediente de diversas variedades de receitas, algumas bem requintadas como, por exemplo, o brigadeiro gourmet e strogonoff doce de pinhão, e outras mais típicas como entrevero. 



O fato é que o pinhão não é apenas um alimento com praticidade e sabor, pois possui muitas propriedades importantes que ajudam nosso organismo a ficar mais protegido, sendo eficaz no combate de doenças.

Os nutrientes do pinhão

Comer pinhão durante seu período de safra tem muitos benefícios ao organismo. O alimento é rico em muitos minerais, elementos fundamentais para a formação e manutenção de ossos e tecido muscular, ajuda no processo digestivo, tanto na absorção dos alimentos como na destoxificação dos rins, além de proteger o sistema nervoso central e aumentar a imunidade. 

Possui fibras alimentares que favorecem a sensação de saciedade e fortalecem o intestino.

Além disso, o pinhão tem muitas vitaminas do complexo B e vitamina C que previnem vírus, resfriados e doenças.

Enfim, o pinhão é excelente para proteger nosso organismo, reduzindo as chances de desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças da visão e diabetes.



Qual a melhor forma de preparar o pinhão: assado ou cozido

Até aqui você já deve ter compreendido que consumir pinhão tem muitas vantagens, mas dependendo da maneira em que for feito o preparo (se for cozido ou assado) pode ser que aconteça do alimento perder um pouco de seus nutrientes. 

O pinhão perde muitas das suas propriedades quando feito cozido. De acordo com pesquisas feitas pela Embrapa, esse método de preparação faz com que alguns minerais sejam diluídos em água.

Contudo, na forma assada, as perdas nutricionais são bem menores.

Agora veja como fazer o pinhão assado na sua airfryer.



Como preparar o pinhão usando a airfryer

Os ingredientes necessários são 500 gramas de pinhão fresco.

Você vai fazer o seguinte: lavar os pinhões e enxugar para retirar o excesso de água. Após, corte as pontinhas das extremidades. E, em seguida, coloque na airfryer (deve estar pré-aquecida em 200° C). Programe o timer para assar por 30 minutos, na metade desse tempo abra a assadeira e mexa bem os pinhões para que todos fiquem bem assados.

Ao término do tempo, você terá pinhões bem assados. Quanto às cascas, elas saem com facilidade. Você vai adorar!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário