Um dos itens que merecem atenção especial na hora de fazer manutenção do carro são os pneus. Rodar com um pneu careca é algo que pode comprometer a segurança do motorista e do passageiro além de danificar outras peças do veículo. Confira seis perigos que envolvem o pneu velho e muito gasto.
Veja também: Novo ‘carro de aplicativo’ chinês chega ao Brasil em julho; saiba qual o preço
1 – Cresce a chance de atolar o carro
O pneu careca perde os sulcos que ajudam a fazer o veículo passar por terrenos irregulares e instáveis, como terra, areia e lama. Isso faz com que seja quase certo o fato de o carro atolar no meio do caminho. Se você estava economizando nos pneus, saiba que vai precisar gastar com um reboque.
2 – Derrapa em poça de água (aquaplanagem)
Pelo mesmo motivo citado acima, as chances de o motorista derrapar em grandes poças d’águas aumentam consideravelmente. O pneu careca perde aderência ao solo em terrenos molhados, já que não existem veios por onde a água pode ser eliminada. Para evitar acidentes, mantenha os pneus em dia.
3 – Diminui a estabilidade do automóvel
Dirigir um carro com um ou mais pneus completamente carecas é uma tarefa bem desconfortável, além de ser arriscada. A estabilidade do veículo fica sensivelmente comprometida dessa maneira.
4 – Gera multas para o motorista
O motorista flagrado irregular terá que pagar R$ 195,23 e vai perder 5 pontos na sua carteira de habilitação. Será que vale a pena tanta dor de cabeça? O melhor é manter os pneus em bom estado no carro.
5 – Pneu careca pode estourar
Algumas pessoas deixam para trocar o pneu até não ter mais jeito mesmo. O problema é que a chance do pneu estourar é grande e não haverá mais como recuperá-lo. Assim, será necessário trocar imediatamente.
6 – Alinhamento fica comprometido com pneu careca
Quanto mais tempo você demorar para trocar o pneu, mais tempo o carro vai acabar rodando desalinhado. O risco de sofrer um acidente aumenta bastante dessa maneira também.