Mais de 22 milhões de pessoas já enviaram suas declarações referentes ao Imposto de Renda 2022 para a base de dados da Receita Federal. Ou seja, 65% dos contribuintes já quitaram as obrigações com o Fisco. Porém, ainda faltam muitos envios e a Receita decidiu emitir um alerta para golpes na restituição do imposto.
Veja também: Saiba como não deixar o cartão de crédito te endividar
Vale lembrar que o prazo limite para efetuar a declaração termina no dia 31 deste mês. Até lá, milhões de pessoas ainda devem fazer o envio do documento, sendo que uma boa parte terá direito à restituição de valores. Por isso, criminosos se aproveitam da situação para tentar abocanhar uma parte desse dinheiro através de golpes na restituição do imposto.
Novos golpes na restituição do imposto
A Receita Federal lembrou os contribuintes de que é preciso ter cuidado com e-mails suspeitos. Geralmente esse é o método de ação na qual se baseiam os golpes na restituição do Imposto de Renda.
Os bandidos encaminham uma mensagem falsa para que o contribuinte confirme seu cadastro para o recebimento da restituição. Geralmente, o e-mail traz uma imagem comemorativa de 100 anos da Receita e um logo do portal gov.br.
Dentro da mensagem há um link malicioso para visualizar um suposto comprovante de recebimento dos valores. Ali, é informado alguns dados de recebimento da restituição via Pix.
Cuidado com os golpes na restituição do Imposto de Renda
A Receita não sabe informar quantas pessoas já caíram na ação dos estelionatários. No entanto, é importante prestar atenção no seguinte comunicado oficial:
“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, afirma a Receita.
Por isso, quem já declarou ou ainda vai declarar o IR, cuidado com e-mails falsos em nome de órgãos do estado. Não abra links desconhecidos ou faça qualquer tipo de pagamento.