scorecardresearch ghost pixel



Deixar o celular carregando por horas pode ser perigoso?

Confira se existe algum perigo real em deixar o celular carregando muito tempo na tomada de casa. Será que a bateria pode explodir e causar graves acidentes? Descubra



Você já deve ter ouvido falar de algum caso em que o celular explodiu ou simplesmente apresentou algum defeito sério na bateria. Nessas horas, a primeira coisa que vem à cabeça é o hábito de deixar o celular carregando por muito tempo.

Veja também: Aprenda a deixar seu WhatsApp do Android com as funcionalidades do Iphone

Será que existe algum perigo em deixar o celular carregando na tomada por horas a fio? Entenda o que é verdade e o que é mito sobre o assunto. Veja se existem motivos para se preocupar.

Deixar o celular carregando muito tempo é arriscado?

Normalmente, basta dar a hora de dormir ou ficar um tempo atarefado para deixar o celular ligado ao carregador por várias horas. Será que esse hábito pode danificar a bateria do smartphone?

Primeiramente é importante ressaltar que o mais indicado é utilizar o carregador de fábrica, ou seja, aquele que veio com o celular originalmente. Não é possível garantir o resultado ao manter o celular no carregador paralelo ligado por muito tempo.



Entenda o que acontece ao deixar o celular carregando

Quando deixar o celular carregando muito tempo, note que o aparelho pode esquentar. Isso ocorre por conta do próprio funcionamento da bateria de lítio. Esse material esquenta sempre que recebe alguma quantidade de calor. A reação merece atenção especial do usuário.

O celular precisa estar em um ambiente arejado e em uma superfície, de preferência, fria. Ou seja, é melhor deixar o celular carregando em algum suporte ou sobre uma mesa de pedra, vidro ou madeira. Afinal, é preciso que o calor acumulado seja dissipado para não danificar nenhum componente.

A bateria convencional utilizada nos smartphones é projetada para aguentar, tranquilamente, até 45°C, na maioria das vezes. Por isso, essa é a temperatura máxima que deve atingir o celular no carregador.



Deixar o celular carregando é arriscado mesmo?

Na verdade, não. Os aparelhos recentes já são projetados para parar o carregamento quando a bateria atinge os 100%. Assim, mesmo que o celular esteja plugado no carregador, a corrente de energia é cortada ao completar a bateria.

Portanto, não se preocupe em deixar o celular no carregador por várias horas. Aliás, outro mito está no fato de que a bateria viciaria ao ser carregada o tempo todo ou antes que a carga diminuísse. Isso não acontece e você não precisa ficar se preocupando com o assunto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário