scorecardresearch ghost pixel



Descubra o poder desses 3 alimentos que limpam o fígado

Os três alimentos que desintoxicam o fígado são a banana, o feijão e a batata-doce, devido à presença do potássio.



O fígado é um órgão que cumpre tarefas de eliminar toxinas, metabolizar proteínas e lipídios, além de estocar vitaminas e minerais. Curiosamente, o fígado é o segundo maior órgão do corpo humano, perde unicamente para o tecido da pele e é também a maior glândula, por isso, assume responsabilidades tão importantes para a saúde.

Veja também: Calmantes naturais que vão te fazer relaxar e dormir bem

Outro aspecto interessante desse órgão está relacionado a sua capacidade de regeneração rápida, após ocorrer perda de tecido hepático. Fato que acontece porque o fígado é composto por substâncias chamadas de hepatócitos, que são células que se proliferam rapidamente após a perda de tecido.



As funções do fígado

O fígado é um órgão de ligação entre o sistema digestivo e o sistema sanguíneo. O processo de absorção de alimentos ocorre no trato digestório de onde são direcionados para os demais órgãos.

É no fígado onde ficam armazenados os glicogênios, que são as substâncias derivadas dos carboidratos. Essa função permite que ocorra controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea. Pois o glicogênio é uma espécie de moderador da glicose, fazendo com que ela seja removida quando está em excesso, e servindo de estoque para o sangue quando estão baixas.

Outras funções importantes do fígado são: 

Síntese biliar: a bile é composta por substâncias de sais, que fazem a quebra das partículas de gorduras. É produzida em grande quantidade através do fígado, entre 600 ml e 900 ml por dia.

Primeiro esse líquido fica concentrado na vesícula e depois é enviado ao intestino, onde cumpre a tarefa de eliminar ou aproveitar as gorduras.



Síntese do colesterol: é no fígado que o colesterol é metabolizado pelo organismo. Além disso, o fígado é um importante conversor de hormônios, além de eliminar substâncias que não fazem bem ao organismo.

Quando a função hepática está comprometida, o corpo perde a capacidade de digerir corretamente os nutrientes. Desta forma, se faz necessário uma dieta com alimentos capazes de realizar uma “faxina” nesse órgão.

3 alimentos que limpam o fígado

Os três alimentos que desintoxicam o fígado são: banana, feijão e batata-doce. Isso acontece devido a presença do potássio. Um mineral que favorece a eliminação de elementos tóxicos, entre eles, metais pesados, substâncias muito nocivas ao corpo humano.

No entanto, deve-se ter atenção às quantidades dos níveis de potássio, especialmente, nos rins em pessoas com problemas renais. A falta ou excesso desse mineral, nesses casos, representa riscos graves à saúde.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário