Parece que surge uma dieta nova todos os dias, entre elas a lowcarb, a dieta da sopa ou a crudívora. Mas se você nunca ouviu falar da dieta nórdica (também conhecida como escandinava), pode estar curioso para saber do que se trata e se é apenas mais uma dieta da moda.
Veja também: Aprenda a fazer a bebida com menta que pode te ajudar a emagrecer
A dieta nórdica, baseada em princípios que existem há séculos, promove uma maneira saudável de comer, concentrando-se em frutas, vegetais e frutos do mar silvestres de origem local.
O que é a dieta nórdica?
Muito semelhante à dieta mediterrânea, essa se concentra em alimentos integrais que normalmente são encontrados em regiões nórdicas, como Noruega, Dinamarca e Islândia.
Você vai comer principalmente alimentos sazonais à base de plantas que são ricos em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis. Pense em frutas, legumes e frutos do mar.
Uma diferença, porém, é o tipo de óleo que cada dieta usa. A mediterrânea se concentra no uso de azeite extra virgem, enquanto a dieta nórdica promove o óleo de canola.
O óleo de canola tem menos gordura saturada do que o azeite extra virgem e pode ser usado para cozinhar e assar a uma temperatura mais alta do que o azeite. Deve-se notar que a maior parte do óleo de canola disponível é processada e carece de mais antioxidantes do que o azeite.
A dieta nórdica incentiva as pessoas a consumirem menos açúcar e duas vezes mais fibras e frutos do mar do que as dietas ocidentais tradicionais.
Benefícios da dieta nórdica
Ao se concentrar em comer alimentos integrais, como frutas e legumes, a dieta nórdica pode afetar sua saúde de maneira positiva. Aqui estão alguns benefícios potenciais:
- Reduz a inflamação;
- Reduz o risco de diabetes tipo 2, câncer e doenças cardíacas;
- Reduz o colesterol;
- Reduz a pressão arterial;
- Promove a perda de peso e ajuda a manter um peso saudável.
Para pessoas que têm artrite ou dores nas articulações, incorporar mais alimentos integrais pode ser a maneira de reduzir ainda mais a inflamação.
Alimentos para comer
A dieta nórdica incentiva você a comer muitos alimentos integrais, principalmente de origem local e da estação, incluindo:
- Grãos integrais, especialmente centeio, cevada e aveia;
- Frutas;
- Legumes, especialmente vegetais de raiz como beterraba, nabo e cenoura;
- Peixes gordurosos como salmão, atum, sardinha e cavala;
- Laticínios com baixo teor de gordura como iogurte;
- Leguminosas.
Você também deve comer o seguinte com moderação:
- Ovos;
- Carne de caça como veado, coelho e bisão.
A carne de caça é uma boa fonte de proteína magra e tem menor teor de gordura saturada em comparação com as carnes vermelhas, que devem ser consumidas uma ou duas vezes por semana.