Não é incomum encontrar relatos de clientes que afirmam que seu dinheiro está desaparecendo da conta do Nubank. Em quase todos as postagens feitas nas redes sociais, os usuários contam que as quantias sumiram sem nenhuma explicação.
Leia mais:Revisão do FGTS: confira quais trabalhadores têm direito a até R$ 10 mil
Após diversas queixas, o banco digital explicou a situação e garantiu que ela não está ligada a nenhum problema de segurança. A empresa também afirmou que não creditou esse dinheiro, e que busca uma resolução para o problema.
Afinal, o que explica o sumiço?
Segundo o Nubank, o defeito é resultado de uma falha técnica sistema de compensação de ordens de pagamento da Caixa Econômica Federal. Algumas transações são compensadas além do valor previsto, por exemplo, quando um cliente da estatal paga um boleto de R$ 100 e o recebedor recebe R$ 200.
A Caixa explicou que alguns clientes pagam boletos de depósito e acabam recebendo valores excedentes. A maneira encontrada para solucionar o erro foi devolver a diferença e descontar esse valor da sua conta, além de informar sobre o problema.
Contudo, o Nubank encontrou imprecisões nos dados fornecidos pela Caixa, indicando que certas quantias podem ter sido debitadas indevidamente. Por esse motivo, a fintech suspendeu esse processo de compensação até a segunda ordem.
Erro se repete
A falha não afetou apenas clientes do Nubank, mas também de outras instituições, como o PicPay. Muitos usuários da empresa relatam que o valor do auxílio emergencial estava sumindo das suas contas, problema que foi atribuído a uma instabilidade no sistema da Caixa.
O que teria acontecido é que os pagamentos do benefício não foram concluídos, o que gerou o estorno do dinheiro. A orientação foi que os usuários aguardassem o posicionamento da Caixa.