scorecardresearch ghost pixel



Doenças menos conhecidas que podem se transformar em pandemias

Por não existir vacinas para estes vírus é preciso tomar cuidado. Preste sempre atenção a qualquer sintoma diferente.



A evolução da humanidade sempre foi envolta a diversos riscos. A Covid-19 foi mais um vírus que surgiu e rapidamente se alastrou no mundo causando grande número de mortes e medo. Mas antes dela, tivemos a peste bubônica, a varíola, cólera, a gripe espanhola e a gripe suína. Doenças que são oriundas de animais e transmitidas aos homens são chamadas de zoonoses. 

Veja também: Marquinha no braço significa que já estou imunizado contra a varíola do macaco?

Infelizmente não temos como prevê-las e é bastante provável que outras doenças e vírus ainda surjam no decorrer de nossa história.  Vamos conhecer algumas doenças menos conhecidas, mas com potencial de tornarem-se pandêmicas.

Doenças menos conhecidas que podem se transformar em pandemias

Doença Nipah 

Esse vírus foi descoberto em 1999, na Malásia, em criadores de porcos. Tem surgido surtos, desde então, todos na região sul e sudoeste do continente asiático. É um vírus letal, que tem uma taxa de mortalidade entre 40% e 75%. Já atingiu mais de 1000 pessoas no mundo e a tendência é que o vírus se alastre cada vez mais.

As pessoas que sobreviveram à infecção sofrem com as sequelas como problemas neurológicos, que incluem desde episódios de convulsões até distúrbios de personalidade.

Dengue

É um tipo de vírus transmitido pela picada de um mosquito. Os números de pessoas infectadas aumentam anualmente, sendo cada vez mais desafiador lidar com essa doença. Entre os principais sintomas estão febre alta, dores no corpo e musculares, manchas na pele. Esse vírus é considerado grave, pois não existe um medicamento específico, sua transmissão pode desencadear complicações sérias, podendo levar à morte. O tratamento médico recomendado é repouso e hidratação.

De acordo com a OMS, a dengue tem se multiplicado nas últimas décadas. Cada vez mais países têm enfrentado crises epidêmicas da doença.

Zika

Esse vírus foi identificado pela primeira vez em 1947, numa floresta chamada Zika, em Uganda, na África. Desde sua descoberta tem ocorrido surtos esporádicos na Ásia. É um vírus originário dos macacos, mas amplamente difundido por mosquitos, especificamente o Aedes aegypti. Seus sintomas mais comuns são febre, erupções na pele, dores musculares, dores de garganta, coceira e vermelhidão nos olhos. Normalmente, o vírus não causa sintomas mais graves, porém quando isso acontece, costuma ser mortal.

Febre do Nilo ocidental

Esse vírus é transmitido a aves silvestres por meio de picadas de mosquitos infectados pela alimentação sanguínea dos insetos. E estar próximo às áreas de contágio pode ocasionar a contaminação da doença. Dados da OMS, afirmam que 80% das pessoas contaminadas não apresentam sintomas. Não é um vírus com status de grandes riscos de mortalidade, um em cada 150 casos deriva-se para estados mais graves. Entre os sintomas estão: dor de cabeça, muscular, vômito e diarreia.

Como não existem vacinas para estes vírus é preciso tomar cuidado ao andar em áreas de riscos e se perceber que você foi picado por um mosquito, fique alerta aos sinais que podem ocorrer após o fato.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário