scorecardresearch ghost pixel



Marquinha no braço significa que já estou imunizado contra a varíola do macaco?

Entenda se a marquinha de vacinação no seu braço revela que você está imunizado contra a varíola do macaco ou não. Descubra se existem pessoas já imunizadas no Brasil.



Os casos de varíola do macaco acenderam um novo alerta para as questões de saúde globais. Com esse alerta, uma dúvida também se tornou comum: quem tem marca de vacina no braço já está protegido contra a doença? Entenda melhor o assunto e descubra quem já possui proteção contra a varíola do macaco.

Veja também: Horário do jantar pode aumentar as chances de AVC fatal

Alguém já está protegido contra a varíola do macaco?

Na verdade, ainda não se sabe se as pessoas que já receberam a imunização contra a varíola estão imunizadas contra essa nova variante do macaco. No entanto, a Organização Mundial da Saúde acredita que o atual surto pode sim ser controlado por meio de vacinação, inclusive das vacinas mais recentes.

Por outro lado, a autoridade acredita que não exista risco potencial do vírus se espalhar pelo resto do mundo fora da África de modo massivo. Isso porque boa higiene e proteção no ato sexual tendem a ser suficientes para controlar a propagação da varíola do macaco.

Órgãos de saúde do mundo inteiro já se preparam para possíveis casos em seus países. No Reino Unido, a observação se faz para o uso adequado e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas a vacina também é recomendada aos profissionais que tiverem contato com pessoas infectadas.

Como saber se já estou imunizado?

A famosa marquinha da vacina que estampa o braço da maior parte dos brasileiros é relacionada ao imunizante BCG. Ele é capaz de imunizar a pessoa contra tuberculose, por exemplo. Uma marca parecida aparece no braço de quem tomou a vacina contra a varíola.

Contudo, não dá para saber se a marca que está em seu braço é respectiva à BCG ou a vacina contra varíola. O que dá para afirmar é que pessoas nascidas depois de 1971 não estão imunizadas contra varíola do macaco. Isso porque a campanha de vacinação com esse fármaco no Brasil terminou depois desse período.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário