scorecardresearch ghost pixel



Aposentadoria do INSS atende donas de casa?

Benefício previdenciário é um direito dos trabalhadores que fazem contribuições mensais à Previdência Social.



Ser dona de casa é um trabalho que exige dedicação diária, mas não garante folga nem benefícios. Milhões de pessoas hoje tem como principal ocupação o trabalho doméstico, mas quando a terceira idade chega, acabam ficando desamparadas.

Leia mais: Lista: conheça 5 benefícios assistenciais pagos pelo INSS

Por isso, muita gente se pergunta se o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem algum tipo de aposentadoria para donas de casa. Infelizmente, quem faz parte desse grupo não se enquadra nas regras para pagamento desse tipo de benefício.

Uma das principais exigências para receber um benefício previdenciário é estar na qualidade de segurado. Isso significa que a interessada deve ter um número mínimo de contribuições à Previdência Social no momento da solicitação.

Quem não contribui não pode solicitar nenhum tipo de aposentadoria, como é o caso da maior parte das donas de casa.

Como contribuir com o INSS?

A cidadã que quer garantir uma renda no futuro não precisa trabalhar com carteira assinada, basta recolher na qualidade de segurada facultativa. Ou seja: as contribuições não são obrigatórias, mas voluntárias.

Para começar a contribuir, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, clicar em “Inscrição”, e escolher a opção “Filiado”. Após concluir o cadastro, a usuária receberá um você receberá um Número de Identificação – NIT.

O restante do processo também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive a emissão da Guia da Previdência Social (GPS) para recolher os valores todos os meses.




Voltar ao topo

Deixe um comentário