scorecardresearch ghost pixel



Lista: conheça 5 benefícios assistenciais pagos pelo INSS

Benefícios asseguram assistência a cidadãos em caso de doença, deficiência, reclusão, acidente e maternidade.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do governo federal responsável pela administração de benefícios assistenciais e previdenciários. Embora seja mais conhecido pelas aposentadorias e pensão por morte, o órgão também gerencia uma série de outros programas.

Leia mais: O que fazer para pagar o INSS por conta própria?

Para se filiar ao INSS, o cidadão pode escolher entre as categorias empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual, trabalhador rural, empregador e microempreendedor.

Quem trabalha com carteira assinada é filiado de forma automática à Previdência Social, com desconto da contribuição direto na folha de pagamento. Já aquele que atua por conta conta própria precisa se inscrever para fazer o recolhimento, com exceção do Microempreendedor Individual (MEI).

5 benefícios assistenciais do INSS

A seguir, conheça cinco tipos de benefícios assistenciais pagos pelo instituto.

Auxílio-doença

Destinado ao segurado que, por motivo de doença ou acidente, fica incapacitado de exercer sua atividade laboral. Os primeiros 15 dias de afastamento são pagos pelo empregador, e o INSS se responsabiliza pelos repasses após o 16º dia.

O cidadão recebe benefício pelo período determinado pelo médico no momento da perícia, ou, caso não haja prazo pré-estabelecido, por 120 dias. Além disso, não importa se a doença ou acidente foram adquiridos no ambiente de trabalho.

Auxílio-acidente

O segundo programa oferece uma indenização ao segurado vítima de acidente. Pago cumulativamente com o salário ou outros ganhos mensais do trabalhador, ele é liberado após a comprovação de lesões provenientes do acidente de qualquer natureza, em especial as que possam afetar sua capacidade para a realização das atividades.

Auxílio-reclusão

Esse benefício previdenciário é um direito dos dependentes do trabalhador que cometeu algum crime e está detido em regime fechado, não sendo repassado nos casos de regime aberto ou semiaberto. Dentre os requisitos exigidos, o cidadão deve ter renda bruta de até R$ 1.425,56 no momento da prisão.

Salário maternidade

Esse auxílio é concedido às mulheres após o parto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção de crianças de até 12 anos, parto natimorto, aborto espontâneo ou outros casos previstos em lei. No caso dos homens, é possível receber o salário maternidade na situação de falecimento da segurada, adoção ou guarda judicial para fins de adoção de crianças de até 12 anos de idade.

Salário família

O benefício é um direito de trabalhadores de baixa renda com filhos de até 14 anos de idade ou portadores de deficiência. Ele também é pago quando há dependentes equiparados a filho, como enteados ou menores sob a tutela do trabalhador. No caso dos portadores de deficiência, não há limite de idade para receber a ajuda.




Voltar ao topo

Deixe um comentário