scorecardresearch ghost pixel



Entenda por que o iogurte é uma fonte de cálcio

O iogurte é um alimento probiótico que faz bem para a microbiota intestinal, melhora o sistema digestivo, entre outros benefícios.



O cálcio é um mineral muito importante para o nosso corpo, principalmente para o desenvolvimento ósseo, quando falamos em crianças, e para manter uma boa rigidez nos ossos de adultos e idosos.

Veja também: Pesquisa aponta dieta que ajuda no tratamento de depressão

Mesmo sabendo de sua importância, a população não dá a devida importância ao seu consumo. Pesquisas apontam, que em média 40% da população (geral entre jovens e adultos) possuem deficiência de cálcio. 

Uma pesquisa feita pela Federação Espanhola de Nutrição (FESNAD) mostrou essa deficiência e lançou a campanha: “Um Iogurte por Dia”.

O iogurte se destaca entre os produtos lácteos, segundo especialistas, ele atende muito bem os níveis de consumo diário de cálcio.

Conforme a FESNAD, o consumo diário deveria ficar entre 2 e 4 porções, dependendo da faixa etária. Para adolescentes, mulheres grávidas, lactantes ou na menopausa, o consumo apropriado seria em torno de 3 a 4 porções; em pessoas idosas, a quantidade seria de 2 a 4 porções e em adultos e em crianças com idade escolar, a quantidade recomendada é de 2 a 4 porções.

É importante saber que uma porção equivale a 1 copo de 200 ml, ou 2 potes pequenos de iogurte, ou 180 gramas de kefir, ou 125 gramas de queijo fresco.

Motivos que tornam o iogurte uma boa fonte de cálcio

O iogurte é um alimento probiótico: por conter bactérias vivas que fazem bem para a microbiota intestinal, além de melhorar o sistema digestivo, é rico em nutrientes importantes para a saúde.

É importante fonte de cálcio e fósforo: previne problemas de osteoporose e ajuda na regeneração mais rápida de fraturas. É importante auxiliar a memória: suas vitaminas do complexo B melhoram a cognição e fortalecem a saúde da mente.

Ajuda no fortalecimento das defesas do corpo: o iogurte contém cálcio, selênio e zinco, elementos que fortalecem o sistema imune e reduzem riscos de doenças como gripes e resfriados.

Auxiliam no tratamento de antibióticos: o consumo de lácteos fermentados, como o iogurte, ajudam a evitar diarreias durante e após tratamento à base de antibióticos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário