scorecardresearch ghost pixel



Entenda por que ter colesterol alto pode causar amputação

O colesterol pode causar amputação quando não é tratado. Por não apresentar sintomas, é preciso estar com os exames sempre atualizados.



O colesterol é um tipo de gordura necessária para ter no sangue, é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ele integra a estrutura de células do cérebro, dos músculos, da pele, nervos, fígado, intestino e coração. É um precursor do hormônio da vitamina D e de ácidos biliares que contribuem para a digestão. 

Veja também: Descubra os benefícios medicinais da hera inglesa à saúde

O colesterol é um elemento que precisa estar sempre em equilíbrio, pois se tiver alterado pode provocar vários danos à saúde. É importante saber que o colesterol é composto por frações, sendo elas:  LDL, HDL e VLDL.  O HDL é o colesterol bom que ajuda a proteger o coração, pois elimina as moléculas de gordura. Já VDHL é o colesterol que realiza o transporte dos triglicerídeos no sangue. 



O colesterol HDL é quem distribui o colesterol produzido pelo fígado para as células. Esse tipo de gordura quando está alta se fixa nos vasos sanguíneos, impedindo a passagem de sangue. Com isso, aumenta-se os riscos de ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardíacas e coronárias, além de aterosclerose e até doença arterial periférica (DAP).

Mas, por que ter colesterol alto pode causar amputação?

Quando o colesterol está demasiadamente alto e não é tratado, pode acontecer que o indivíduo comece a sentir certas dificuldades para andar ou desconfortos nas mãos e pés. 

Isso pode ser sintomas de doença arterial periférica, que é a falta de circulação sanguínea nas pernas e pés. Esse entupimento provocado pelas placas de gordura acumuladas nos vasos sanguíneos, faz com que o sangue não chegue a certas regiões do corpo, isso pode causar infecções e até amputação.



Como tratar o colesterol alto?

O colesterol alto é o resultado do tipo de alimentação consumida diariamente. Principalmente pelo excesso de alimentos gordurosos, açucarados e industrializados. 

Portanto, para baixá-lo é necessário mudar a dieta consumida, colocar alimentos mais naturais no prato e dar adeus a todo alimento processado, industrializado e gorduras trans ou saturadas. Alguns casos, o tratamento consiste no uso de estatinas, que são remédios específicos para diminuir o colesterol rapidamente.

Vale mencionar, que o colesterol não apresenta sintomas, é diagnosticado através de exame de sangue. Muitas vezes só é descoberto quando ocorre alguma intercorrência do quadro de saúde.  É fundamental manter os exames atualizados e se alimentar adequadamente para evitar o colesterol alto. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário