Entenda quais os sintomas mais comuns da Doença de Crohn

Aproximadamente 7 a cada 100 mil brasileiros apresentam um certo grau de retocolite que precisa de cuidados médicos e o quanto antes o problema for identificado, melhor será a resposta aos tratamentos.



A Doença de Crohn ainda não tem suas causas definidas pelo consenso dos especialistas, nem mesmo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doenças associadas considera um único fator. O problema resulta na inflamação crônica do intestino como um todo, causando inúmeros desconfortos e muitas inviabilizando seu funcionamento. Apesar de não ter cura, os sintomas podem ser controlados com o devido acompanhamento e apoio da família. 

Veja também: Viva mais! Pesquisa aponta a dieta que combate o envelhecimento

Existem alguns tratamentos disponíveis para amenizar seus efeitos ruins, por exemplo, medicamentos e cuidar da alimentação até depois de realizada a cirurgia de ostomia. Esse procedimento implanta uma bolsa no paciente, que fica responsável por armazenar os resíduos fecais, auxiliando o aparelho intestinal. Contudo, o diagnóstico precoce é importante para começar a controlar as inflamações e buscar ter qualidade de vida. 

Conheça os 5 sintomas mais comuns da Doença de Crohn 

Diarreia intensa: Um dos sinais que costumam passar despercebidos, mas é o mais comum e pode comprometer a imunidade das pessoas ao reduzir a absorção de vitaminas, portanto, também vem acompanhada de cansaço. 

Sangramento nas fezes: O sangue nas fezes também costuma aparecer em quem está com o intestino inflamado mesmo que superficialmente. Procure um hospital imediatamente se presenciar algum sangramento ao evacuar. 

Dor abdominal: As dores em várias regiões do abdômen, que pioram durante as refeições ou no momento de ir ao banheiro indicam que há algo de errado com o seu organismo. 

Febre: Geralmente um quadro inflamatório estimula a sensibilidade do corpo à temperatura ambiente, então aquela febre que não passa é um sinal de alerta. 

Perda de peso involuntária: Observar a redução de medidas e peso na balança de maneira descontrolada serve de aviso. Lembrando que qualquer um dos sintomas mencionados devem ser levados a sério e a busca por um médico gastroenterologista precisa ser imediata. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário