scorecardresearch ghost pixel



Estacionamento: veja como pedir o cartão do idoso mesmo sem CNH

O cartão do idoso garante o acesso especial em estacionamentos. A autorização é um direito de todos com mais de 60 anos.



Ignorada por alguns motoristas infratores, as vagas exclusivas para os idosos são direito das pessoas com mais de 60 anos. O cartão do idoso para o estacionamento vale também para quem não tem carteira de motorista e é transportado como passageiro, inclusive não sendo o dono do carro. Veja como pedir a autorização.

Leia mais: Novo desconto no IPI vai reduzir preços de veículos; Confira valores 

As vagas são devidamente sinalizadas e escolhidas de forma a trazer mais comodidade para os idosos. O cartão que garante o acesso às vagas é gratuito.

Cartão do idoso

O cartão do idoso é uma autorização especial de estacionamento válida em todo o Brasil. Toda pessoa com mais de 60 anos pode pedir o cartão sem pagar nada a mais por isso.

 

O idoso que recebe o cartão de estacionamento pode usar em qualquer carro. Ou seja, não precisa ser o proprietário do veículo. O documento também vale para aqueles que são transportados como passageiros no carro de terceiros.

A emissão do cartão do idoso é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Nas cidades sem sede do Detran, o pedido é feito nas prefeituras.

Outro detalhe é que o atendimento pode ser feito pela internet. Assim, basta o idoso entrar nos canais de atendimento do Detran de cada estado. É preciso apresentar documentos pessoais, como CPF e comprovante de endereço.

 

Depois de receber o cartão do idoso, a autorização tem que ficar em lugar visível. Caso contrário, o motorista pode ser multado por infração gravíssima, com sete pontos na carteira e remoção do carro.

São encontradas vagas especiais nas principais ruas e avenidas das cidades, assim como em espaços como shoppings e tantos outros com maior movimentação de pessoas.

A sugestão do Detran é para que os idosos deixem a autorização no para-brisa do carro, para facilitar a identificação por parte dos fiscais de trânsito.




Voltar ao topo

Deixe um comentário