O desempenho como estudante é importante para adquirir diferentes saberes e desenvolver o pensamento crítico. A organização em relação aos estudos não pode ser deixada de lado, mas o hábito de exercitar a mente também ajuda. Na hora de abstrair inúmeros conteúdos, a memória precisa estar funcionando.
Veja também: 3 opções de chás que aumentam a concentração e o foco
A curva do esquecimento criada em 1885 pelo psicólogo Hermann Ebbighaus explica a perda da maior parte de uma informação pelo cérebro após alguns dias. Contudo, a partir dessa observação, alguns métodos foram criados a fim de aumentar a retenção de conhecimentos.
Confira 5 dicas para evitar a curva do esquecimento e estudar melhor
Revisar 24h após ter visto o conteúdo
Se você viu uma aula ou leu algum texto para aprender determinado conceito, não demore para rever as informações. Essa revisão imediata tem o objetivo de repetir o que foi aprendido porque grande parte ainda está fácil de lembrar.
Rever os tópicos de cada matéria
Faça resumos e divida em tópicos, sempre organizando o conhecimento adquirido de forma que fique visualmente simples. Use mapas mentais, gráficos e tabelas para tentar deixar suas anotações sintetizadas.
Priorizar o conhecimento prático
Ficar apenas na teoria é um erro principalmente para os que serão testados em algum exame, então procure na internet simulados e questões ligadas ao seu cronograma e observe sua capacidade de interpretação.
Revisar periodicamente
Além de esperar o primeiro dia para fazer a primeira revisão, estabeleça revisões periódicas, por exemplo, 1 dia, 1 semana, 2 semanas e 1 mês. Sempre volte ao conteúdo nem que seja brevemente e faça leitura ativa, prestando atenção no material e explicando como se estivesse dando aula.
Torne o estudo uma experiência marcante
Sabe aquele assunto que você jamais esqueceu porque o professor propôs uma atividade criativa? Essa é a ideia. Encontre vídeo aulas divertidas, estude em grupo; faça apresentações e explore a sua criatividade para tornar esse momento mais leve.