scorecardresearch ghost pixel



FGTS: entenda como usá-lo para comprar ações da Eletrobras

Entenda como usar o seu FGTS para comprar ações da Eletrobras.



O Governo está para autorizar que os trabalhadores usem parte do saldo de suas contas do FGTS para comprar ações na operação de capitalização, com a qual pretende privatizar a Eletrobras. Em relação às ações da Eletrobrás, elas prometem ser as maiores operações do ano na Bolsa.

Veja também: Privatização da Eletrobras: trabalhador poderá investir 50% do FGTS

Continue a leitura e confira aqui como a aplicação deve ser feita, para quem deseja investir parte dos recursos do FGTS na privatização.

Existe um limite para usar o FGTS na privatização da Eletrobras?

Há um valor mínimo de 200 reais e máximo de 50% do saldo existente e disponível na conta vinculada ao FGTS, na data da opção. Além disso, caso o trabalhador tenha mais de uma conta, ele poderá usar parte de todas.



Todos os trabalhadores poderão aplicar metade do dinheiro das contas do FGTS na Eletrobras? Na verdade, há um limite de 6 bilhões para todos os cotistas. Caso a busca supere esse limite, o investimento será parcial para todos os interessados.

Por exemplo, um trabalhador que tenha saldo de 100 mil reais disponível no FGTS, poderá investir 50 mil reais em cotas do fundo mútuo. No entanto, caso a demanda de todos os trabalhadores fique inferior a 6 bilhões, esse trabalhador poderá investir 50 mil reais em ações na Eletrobras.

Caso o total dos pedidos seja de 6,6 bilhões, ou seja, 10% acima do teto, esse trabalhador hipotético teria 45 mil reais em ações na Eletrobras, porque no rateio todo mundo foi diminuído em 10%.



Existe uma data limite para optar participar da privatização?

O BNDES, que é o responsável pela coordenação do processo de privatização da Eletrobras, definirá um prazo para que os trabalhadores possam manifestar interesse. Além disso, vale destacar que poderão ser usados recursos de contas inativas e ativas com saldo disponível.

Quanto o investimento pode render?

Não há um retorno garantido, afinal é um investimento que depende da valorização da empresa no mercado. No entanto, o investimento tende a superar a rentabilidade do FGTS, que é de 3% ao ano, mais a TR – Taxa Referencial.

Quem optou pelo saque aniversário pode usar recursos do fundo na privatização?

Quem optou pelo saque aniversário pode usar os recursos do fundo na privatização, desde que tenha saldo disponível na conta. Se o trabalhador antecipou os saques, os valores ficam congelados e não podem ser utilizados para nenhum fim, nem para a compra da casa própria, por exemplo.



Como faço para optar pelo uso do fundo na privatização?

Esse tipo de investimento é realizado pelo fundo mútuo de privatização, os quais são formados por bancos.

Em primeiro lugar, o trabalhador precisa saber quanto tem de saldo disponível no FGTS, após isso, ele deverá escolher em qual banco pretende realizar o investimento, se será na própria Caixa Econômica Federal ou em outro banco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário