scorecardresearch ghost pixel



Filtro de linha smart ajuda a economizar energia? Mito ou verdade?

Você já ouviu falar em filtro de linha smart? Esse item pode ajudar você a economizar e controlar melhor a sua conta de luz. Entenda para que serve e como utilizar o objeto.



Proteger os equipamentos elétricos e eletrônicos enquanto estão na tomada, seja para ficarem ligados ou para carregar a bateria, é importante. Para isso, existem os filtros de linha e os filtros smart. Eles impedem que uma sobrecarga de eletricidade danifique os equipamentos em sua casa.

Veja também: Como economizar bateria do celular agora mesmo

Os filtros de linha convencionais são chamados popularmente como “régua de tomada”. Geralmente eles possuem um interruptor para acionar ou interromper o seu funcionamento. No caso do filtro smart, o liga/desliga é comandado por meio de conexão Wi-Fi e aplicativos para smartphone. Isso possibilita que a ativação seja feita de forma remota.



Vantagens do filtro smart para sua casa

A maior vantagem em utilizar um filtro smart está na praticidade para conseguir economizar energia na sua casa. Afinal, quando desligado, ele corta a corrente elétrica que abastece qualquer aparelho. Isso significa que mesmo os equipamentos que estão em stand by serão desligados completamente.

No entanto, assim como o filtro de linha convencional, o smart permite que diversos aparelhos se conectem em uma única tomada. Geralmente eles são mais robustos que as extensões vendidas como padrão, são maiores e possuem maior número de entradas.



Filtro smart ajuda a economizar energia

Outra grande vantagem desse filtro de linha está no maior controle que ele permite em ligar e desligar entradas específicas. Ou seja, você pode permitir que uma parte dos equipamentos permaneça ligada enquanto as demais ficam sem corrente. Nos filtros convencionais ou extensões não existe esse tipo de opção, já que eles mantêm todos os aparelhos ligados ou todos desligados.

Além disso, existem aplicativos que conseguem calcular o consumo de cada componente que está plugado ao filtro. O controle na conta de luz fica ainda maior e mais eficiente dessa maneira. Afinal, será possível saber qual eletrodoméstico está gastando mais energia.

Os preços desse tipo de utensílio são bem variados e existem opções com melhores custos-benefícios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário