scorecardresearch ghost pixel



Governo sanciona lei que implementa bula digital

Bula digital é uma forma de ampliar a acessibilidade das pessoas em relação às informações de cada fármaco comercializado no país. Confira como vai funcionar a novidade:



A bula digital será implementada após o governo federal sancionar a lei que regulamenta o tema na última quinta-feira (12). De acordo com informações do próprio governo, o objetivo é facilitar o acesso para as informações de cada remédio. Assim, os consumidores poderão encontrar facilmente as contraindicações, dosagens, uso correto e a própria composição química.

Veja também: Posto consegue autorização para eliminar cargo de frentista

Governo sanciona bula digital para medicamentos no país

Na prática, a legislação de 2009 fica alterada por meio das modificações da lei sancionadas pelo governo. A bula digital será implementada por meio de QR Code na própria embalagem dos fármacos. O melhor de tudo é que será possível utilizar alguns novos recursos multimídia, já que o documento será acessado de modo digital.

O próprio texto poderá ser traduzido em áudio, auxiliando assim pessoas que apresentem algum tipo de deficiência na visão. Cidadãos analfabetos poderão escutar as informações presentes na bula. Dessa maneira, os riscos e advertências sobre o uso dos medicamentos será mais acessível.

A bula digital será fiscalizada pela Anvisa

Da mesma forma que ocorre com as bulas impressas tradicionais, a bula digital também será fiscalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Aliás, a disponibilidade da versão tecnológica, não substituirá a bula de papel utilizada atualmente. Ou seja, os medicamentos contarão com as duas versões à disposição dos consumidores.

“A legislação define que o controle será realizado por meio do sistema de identificação de medicamentos, com tecnologias de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados. O texto estabelece também que as embalagens dos medicamentos deverão conter o código de barras bidimensional de leitura rápida que direcione ao endereço na internet que dê acesso à bula digital”, explicou o governo por meio do portal gov.br.

A lei já está sancionada e prevê que as mudanças comecem a ser implementadas em breve. Logo, todos os brasileiros terão uma facilidade maior na hora de comprar medicamentos e se inteirar sobre eles.

 




Voltar ao topo

Deixe um comentário