Onde você costuma guardar os potes de requeijão e de maionese? A resposta mais comum para essa pergunta é: “na porta da geladeira”. Se você também responderia à questão dessa forma, saiba que pode estar cometendo um grave erro. Nenhum dos dois itens deve ser guardado na porta da geladeira e você vai descobrir o porquê disso hoje.
Veja também: Ciência: conheça qual é a fruta que faz bem ao coração
Por que não pode guardar maionese e requeijão na porta da geladeira?
Na verdade, não é apenas o requeijão e a maionese que não podem ser colocados na porta da geladeira. Quaisquer outros itens e alimentos perecíveis à base de leite e ovo, por exemplo, devem ser conservados em local adequado no refrigerador. Geralmente, as geladeiras contam com uma gaveta para frios e laticínios. É lá que você deve guardar os ingredientes como queijos, maioneses, requeijão, cream cheese etc.
Repare que todos esses alimentos são fáceis de estragar e se tornarem prejudiciais à saúde. Quem já teve o desprazer de abrir um pote de requeijão contaminado ou uma maionese bolorenta entender bem sobre isso. As bactérias podem se proliferar ali e causarem infecções alimentares graves nos consumidores.
Mas, afinal, por que é tão desaconselhado assim utilizar a porta da geladeira para guardar esses alimentos? Entenda abaixo.
Por que evitar a porta da geladeira?
O que acontece é que a porta da geladeira é o local que mais sofre com a variação de temperatura. Faça o teste com duas latas de refrigerante, por exemplo. Coloque uma no interior do equipamento e outra bem na porta dele. Deixe lá por algumas horas enquanto utiliza a cozinha.
Ao comprar a temperatura, será possível sentir que a lata que estava na porta da geladeira está menos fria do que a outra. Além disso, o “abre e fecha” da geladeira também coloca todos esses alimentos em maior contato com o meio externo, repleto de microrganismos nocivos. Por isso, sempre busque outros compartimentos para guardar seus laticínios e produtos perecíveis.