scorecardresearch ghost pixel



Horário do jantar pode aumentar as chances de AVC fatal

Pesquisa recente apontou que o horário do jantar pode estar relacionado às causas que levam a um AVC fatal. Entenda o que os pesquisadores descobriram sobre o tema:



O estilo e o ritmo de vida que cada pessoa leva são fundamentais para a manutenção da saúde do corpo. Um estudo recente, publicado na revista Nutrients, analisou alguns dados bem interessantes e até alarmantes. O estudo relacionou a hora do jantar com o aumento no risco de sofrer um AVC fatal.

Veja também: Com esta simples dica você pode ganhar 10 anos na sua expectativa de vida, diz estudo

Primeiramente, lembre-se de que AVC é a sigla para Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame. O AVC fatal está ligado a diversas causas que podem variar desde questões genéticas até os hábitos alimentares do paciente. Vale a pena entender o que os cientistas observaram no estudo recente mencionado acima.

Hora de jantar pode causar AVC fatal?

A pesquisa analisou diversos voluntários divididos em três grupos. Um dos grupos sempre jantava antes das 20h, o outro depois das 20h e o terceiro apresentava horários irregulares.

Durante o estudo, foi observado que as pessoas que não tinham horário específico para ceiar possuíam maior risco de apresentar AVC Fatal. Ou seja, aqueles que jantavam em horários aleatórios tinham mais chances de morrer em decorrência do derrame.

O AVC ocorre quando um vaso sanguíneo no interior do crânio se rompe e ocasiona hemorragia interna no cérebro. Suas consequências podem ser nulas, envolver sequelas graves e até terminar em óbito.

Adotar horário é a melhor opção

De acordo com os cientistas, de todos os grupos, aquele que jantava antes das 20h era o mais sadio. “Descobrimos que a adoção de um horário irregular de ceia em comparação com o jantar antes das 20h estava associada a um risco aumentado de mortalidade por AVC hemorrágico”.

No artigo da revista Nutrient, os pesquisadores salientaram que este é o primeiro estudo a relacionar o horário de jantar com risco de AVC fatal.

“Neste grande estudo de corte prospectivo de base populacional, após ajuste para fatores de risco de problemas cardiovasculares, o horário irregular do jantar foi associado a um risco aumentado de mortalidade hemorrágica por AVC comparativamente à ingestão antecipada da mesma refeição”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário