scorecardresearch ghost pixel



Idoso precisa ter CNH para solicitar o cartão especial para estacionamento?

Confira se pessoas com 60 ou mais precisam da carteira de habilitação para solicitar o benefício usado em vagas especiais para idosos.



Cidadãos com 60 anos ou mais podem solicitar de forma gratuita o cartão especial de estacionamento para idoso. O documento é aceito em todo o território nacional, na garantia de uma autorização para a permanência de veículos em vagas especiais conduzidos por pessoas idosas ou que os transportem em vias ou logradouros públicos.

Leia mais: 13º salário do INSS: quem não vai receber a 2ª parcela?

Portanto, a resposta pra a pergunta é sim! Mesmo a pessoa que não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode solicitar o documento. Isso porque o idoso pode utilizar o cartão para estacionamentos também na condição de passageiro em qualquer veículo, inclusive ele não sendo proprietário.

Onde o cartão pode ser usado?

O cartão só deve ser utilizado em espaços localizados em vias e logradouros público, assim como em estacionamentos privados de uso coletivo, a exemplo, shoppings, hospitais, supermercados, bancos, etc. As vagas devem vir sinalizadas com a inscrição “Idoso”.

Quem tem direito ao benefício?

Pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos que conduzem ou são passageiras de veículos automotores.

De que forma se utiliza o cartão do idoso para estacionamentos?

Para conseguir a autorização que garante o benefício, o idoso deve estar utilizando o veículo, com o cartão colocado no para-brisa do carro de forma visível sempre que a vaga especial for preenchida. Para ajudar na conservação do cartão, a dica é plastificá-lo.

É possível utilizar o cartão em outro município?

Sim, isso porque o documento possui validade em todo o território nacional. Durante a solicitação, o requerente deve apresentar originais e cópias dos documentos de identificação com foto, como RG ou CNH, por exemplo. O CPF e comprovante de residência também são necessários.

Onde solicitar o cartão para estacionamento do idoso?

O cartão pode ser expedido pelo órgão de trânsito estadual (Detran), do município ou pela prefeitura, desde que ela seja integrada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Em certas cidades, como no caso de Porto Alegre (RS), é possível solicitar o documento pela internet.




Voltar ao topo

Deixe um comentário