scorecardresearch ghost pixel



INSS deposita grana extra na conta de aposentados nos próximos dias

Benefício referente ao mês de maio vem turbinado com a segunda parcela do abono anual pago aos segurados.



O governo federal antecipou o pagamento do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pelo terceiro ano consecutivo em 2022. A primeira parcela do abono anual já foi depositada, e no último dia 25 de maio foi a vez da segunda cota começar a cair na conta dos segurados. Agora, a partir desta quarta, 01 de junho, serão contemplados os segurados com ganhos superiores a um salário mínimo.

Leia mais: FGTS libera saque rápido de até R$ 4.000; Confira quem recebe

Desta forma, os aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios terão acesso a uma grana extra junto com os benefícios de maio e junho. Cerca de 31 milhões de brasileiros têm direito à gratificação natalina, normalmente paga entre agosto e dezembro de cada ano.

Somente quem é beneficiário de programas previdenciários tem direito ao 13º, sendo os titulares de aposentadorias (todas), pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Benefícios assistenciais, como o BPC, não entram na lista.

Calendário do 13º salário do INSS

Os repasses seguem até 7 de junho. Os segurados são divididos entre quem ganha um salário mínimo e quem recebe acima do piso nacional. O valor é creditado conforme o final do número de benefício do cidadão, sem considerar o dígito verificador após o traço. Veja o calendário do abono anual do INSS:

  • Quem ganha um salário mínimo
Benefício final Data de depósito
1 25 de maio – Liberado
2 26 de maio – Liberado
3 27 de maio – Liberado
4 30 de maio – Liberado
5 31 de maio
6 01 de junho
7 02 de junho
8 03 de junho
9 06 de junho
0 07 de junho
  • Quem ganha mais de um salário mínimo
Benefício final Data de depósito
1 e 6 01 de junho
2 e 7 02 de junho
3 e 8 03 de junho
4 e 9 06 de junho
5 e 0 07 de junho

Consulta a benefícios do INSS

O segurado tem à sua disposição uma série de canais para obter informações sobre benefícios da autarquia, inclusive sobre o 13º salário. Além do atendimento presencial nas agências da Previdência Social, também existem o site e aplicativo Meu INSS, e o telefone 135.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário