scorecardresearch ghost pixel



13º salário do INSS: pagamentos da 2ª parcela começam em uma semana

Calendário do benefício anual do INSS foi antecipado para as competências de abril e maio. Confira as datas.



Começam na próxima quarta-feira, 25, os pagamentos da segunda parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Cerca de 31 milhões de brasileiros terão acesso ao abono anual até o dia 7 de junho.

Leia mais: Novo saque do FGTS: Confira quem pode sacar até R$ 1.000 nesta quarta

Em 2022, o governo federal antecipou os repasses, assim como fez nos últimos dois anos. Com isso, a primeira parcela foi paga junto com o benefício competente a abril, enquanto a segunda cairá junto com o de maio.

O 13º salário é um direito de segurados do INSS que recebem aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio reclusão, auxílio acidente ou pensão por morte. Quem participa de programas assistenciais, como o BPC, não recebe.

Desconto na 2ª parcela

A primeira cota do abono natalino equivaleu a 50% do valor devido no mês de abril, sem nenhum desconto. Mas a segunda pode incluir alguns descontos, como o Imposto de Renda.

Além disso, caso a concessão de benefícios temporários seja interrompida antes de 31 de dezembro de 2022 ou antes da data programada, o 13º será proporcional. Nesta hipótese, o cidadão ficará obrigado a devolver a diferença.

Já aqueles que tiveram a primeira parcela depositada a partir de maio terão acesso ao abono juntamente apenas na competência do mês de novembro, em cota única.

Calendário da segunda parcela do 13º salário

Os segurados são divididos entre os que ganham um salário mínimo e os que recebem valores acima do piso salarial. A liberação segue a ordem do número final de benefício, sem considerar o dígito após o traço. Confira as datas:

  • Quem recebe até um salário mínimo 
Benefício final Data de depósito
1 25 de maio
2 26 de maio
3 27 de maio
4 30 de maio
5 31 de maio
6 01 de junho
7 02 de junho
8 03 de junho
9 06 de junho
0 07 de junho
  • Quem recebe mais de um salário mínimo
Benefício final Data de depósito 
1 e 6 01 de junho
2 e 7 02 de junho
3 e 8 03 de junho
4 e 9 06 de junho
5 e 0 07 de junho




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário