scorecardresearch ghost pixel



INSS: veja como conseguir a aposentadoria especial do INSS

A aposentadoria especial pode ser pedida por alguns segurados, com base na atividade exercida. Veja as regras e como fazer a solicitação.



A aposentadoria especial do INSS é um direito dos segurados que exercem atividades consideradas de exposição ao perigo, ou também a agentes prejudiciais à saúde. Com a reforma da Previdência, o segurado passou a ter uma pontuação mínima para garantir a aposentadoria. Veja as novas regras e como solicitar.

Leia mais: INSS libera auxílio no valor de R$ 606 em maio. Veja quem recebe

A regra de transição da aposentadoria especial vale para os segurados que trabalharam nesses tipos de atividade até novembro de 2019 e que ainda não tinham o tempo mínimo para pedir o benefício.

Aposentadoria especial do INSS

A aposentadoria especial é um direito dos trabalhadores que exerceram atividades com contato com agentes biológicos, como por exemplo os vírus. Ou também agentes físicos, como frio e calor intensos.

Vale também para atividades em contato com agentes químicos, como mercúrio e tantos outros. Ou ainda as pessoas que trabalham em constante exposição ao perigo, como é o caso dos policiais.

Com a reforma da Previdência, esses profissionais se aposentam de forma especial desde que tenham 86 pontos e outros 25 anos de atividade especial, nos casos de baixo risco.

Ou ainda 76 pontos + 20 anos de profissões de médio risco. E por último, 66 pontos e 15 anos de atividade especial de alto risco, como os profissionais de mineração em subsolo.

Essa pontuação nada mais é que a soma da idade do trabalhador com o tempo de contribuição e tempo de atividade especial. A regra de transição criada pela reforma prejudicou muitos segurados.

Para muitos pode ser difícil conseguir a aposentadoria especial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). E a saída para alguns segurados é entrar com processo na Justiça para garantir o direito.

Entre os documentos necessários para pedir esse tipo de aposentadoria está o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). É o documento com todas as informações que comprovam o direito à aposentadoria especial.

O trabalhador também pode contar com as provas testemunhais. Por exemplo, colegas de trabalho que conseguem dizer como eram as condições e a exposição durante a atividade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário