scorecardresearch ghost pixel



Isto é o que acontece no seu corpo quando você come pão todos os dias

Saiba o que acontece com o seu organismo, caso consuma pão todos os dias.



Embora os carboidratos tenham uma má reputação, eles não são tão inimigos da saúde assim, a ponto de você cortá-los por completo. Muitas pessoas não sabem, mas os carboidratos estão entre as melhores fontes de energia para os trilhões de células que constituem nosso corpo.

Veja também: Mitos sobre o pão que você já acreditou algum dia

Então não importa a maneira que você corta o pão, se o come durante o café da manhã, no almoço, café da tarde ou jantar. O pão é um alimento que já faz parte da dieta ocidental há muitos anos.

De um tempo para cá, a sua popularidade acabou baixando um pouco, conforme temos visto online. Especialmente entre as pessoas que fazem dieta de baixo teor de carboidratos. É por isso que o nosso querido pãozinho deixou de ser tão desejado assim.

Mas aí vem a pergunta: será que é tão ruim assim comer pão com frequência? Bem, ele pode aumentar a sua glicemia, então se você tiver tendência a ter diabetes ou já tem a doença, não é recomendável que coma pão branco todos os dias, não.

Pode aumentar a glicemia

Isso vai acontecer, porque ele irá aumentar o seu nível de açúcar no sangue, então opte pelos pães integrais. As altas quantidades de carboidratos simples nos grãos refinados são absorvidos pela corrente sanguínea com muito mais rapidez que os carboidratos mais complexos no trigo integral.

Isso vai levar a um rápido aumento no açúcar do sangue. E segundo informações do Harvard Health, os picos de açúcar ocasionados pelo consumo de alimentos com alto índice glicêmico, podem aumentar ainda mais os riscos de diabetes, ganho de peso e doenças cardiovasculares também.

Pode engordar

Os carboidratos simples (como os do pão branco), tem a fama de não encherem o estômago, logo fica muito mais fácil comer vários deles ao longo do dia antes das principais refeições. Fique atento! Você deve comer pães brancos com moderação, principalmente se não quiser ver o aumento na barriga e nos quadris.

Pode danificar o microbioma

Quando você consome pão branco e não faz uma dieta balanceada com outros alimentos como, cereais (ou produtos de grãos inteiros) para criar uma estabilidade, isso pode causar desequilíbrios no microbioma. E o que é isso? Bem, estamos falando de nada mais que a colônia de bactérias no intestino.

Já que ter um microbioma saudável e eficiente está repleto de benefícios para a vida, desde a melhoria da saúde mental até a redução do risco de doenças cardíacas, é melhor evitar esse consumo demasiado.

Pode adicionar vitaminas e minerais na sua dieta

Não podemos enxergar o pão como uma escolha da sua dieta negativa, afinal de contas, ele ainda é um alimento precioso que é super rico em propriedades nutricionais importantes.

Em outras palavras, ele contém: fósforo; zinco; proteínas; cálcio; fibras e sais minerais. Tudo isso é necessário para o nosso corpo em uma base diária! Viu como equilíbrio é tudo?

Vai abastecer o seu corpo e mente com carboidratos

O nosso cérebro funciona se alimentando principalmente de glicose. Essa é forma mais simples de carboidrato. Uma fatia de pão tem, aproximadamente, umas 15 g de carboidratos. Comendo algo como isso diariamente pode trazer muitos vantagens a você e até melhorar as suas atividades diárias.

De maneira geral, acreditamos que é uma boa forma de levar as coisas é vendo que comer pão integral e pão branco de forma equilibrada, isto é, com moderação, não vai sabotar a sua dieta ou a sua vida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário