scorecardresearch ghost pixel



Kit antena para inscritos no CadÚnico: Veja como vai funcionar

Equipamentos serão totalmente gratuitos e virão com um receptor para ajudar na compressão de áudio e vídeo, melhorando a imagem e o som.



As famílias brasileiras com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão acesso ao novo kit antena do governo federal. O objetivo é renovar os aparelhos de quem já utiliza as antenas parabólicas (TVRO) e beneficiar quem ainda não possui uma.

Leia mais: CadÚnico permite pré-cadastro pela internet; confira como fazer

Os novos kits, que serão totalmente gratuitos, virão com um receptor para ajudar na compressão de áudio e vídeo das transmissões, proporcionando às famílias uma melhor qualidade de som e imagem nos televisores.

Troca de banda e implementação do 5G

Hoje em dia, aproximadamente 20 milhões de famílias no Brasil utilizam o sinal de televisão aberta e gratuita via satélite na Banda C para acessar canais. No entanto, buscando evitar inferências na faixa de 3,5 GHz, será preciso migrar o sinal para a BandaKu.

A partir de junho, a banda 3,5 GHz começará a receber o sinal 5G em todas as capitais do país. Essa frequência sinal é bastante aguardada, principalmente por ser mais alta em comparação ao 4G, por exemplo. A previsão é de que 10,5 milhões de inscritos no CadÚnico tenham acesso aos equipamentos.

Como vai funcionar a transição?

A migração da Band C para a Band Ku será necessária para liberar a faixa para o sinal 5G. Considerando que o processo será feito a partir de junho, a liberação do kit antena será feita à medida que os novos recursos de transmissão vão sendo utilizados.

Tudo acontecerá de forma que as famílias que utilizam a televisão ao ar livre, ou seja, via satélite, não fiquem sem sinal. A banda larga móvel começará suas operações no Brasil a partir do dia 30 de junho em algumas cidades.

Já em 2023, a previsão é estender o serviço para municípios com mais de 500 mil habitantes, até que todo o cronograma do edital seja cumprido, com estimativa para 2026.




Voltar ao topo

Deixe um comentário