scorecardresearch ghost pixel



Lanche para diabéticos: descubra a opção que não desregula a glicose

Quem tem diabetes precisa manter sempre controlado os níveis de glicemia para impedir complicações graves para saúde.



O diabetes é uma doença crônica que leva o corpo a deixar de produzir o hormônio insulina ou dificulta a ação desse hormônio que é produzido no pâncreas através de células conhecidas como células beta.

Veja também: Descubra qual é o alimento que elimina bactérias dos pulmões

Quando o organismo deixa de produzir a insulina ou tem a sua ação modificada, ocorre uma elevação nas taxas de glicose no sangue, isto é, a hiperglicemia. Existem diversos riscos de manter a glicemia alta na corrente sanguínea, inclusive, a glicemia crônica pode levar complicações no funcionamento do coração, rins, olhos e nervos.

Pacientes com Diabetes Tipo 2, não diagnosticado e sem tratamento, têm maiores chances de sofrer de AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou de infarto do miocárdio.

Dieta de quem tem diabetes

Basicamente, quem tem diabetes precisa manter uma dieta equilibrada e restrita em quantidades de açúcares refinados e carboidratos simples. Devendo priorizar uma dieta rica em fontes de fibras, vegetais e cereais integrais.

Outra recomendação que o paciente diagnosticado com diabetes precisa seguir é não ficar longos períodos sem se alimentar. Isso evita que ocorra episódios de hipoglicemia, que é a queda das taxas de açúcares no sangue, podendo provocar tonturas e desmaios.

Lanche para diabéticos: descubra a opção saudável que não desregula a glicose

Para evitar ficar longas horas sem se alimentar e ao mesmo tempo não correr riscos de elevar a taxa de açúcar no sangue, o ideal é apostar em dietas com fontes de fibras e proteínas que ajudam a dar mais saciedade por mais tempo.

Um estudo publicado em inglês mostrou que comer aproximadamente 56 gramas de amêndoas pode reduzir as taxas de glicose e insulina no sangue em jejum. A amêndoa é um fruto seco da árvore amendoeira, que possui boas quantidades de proteínas, vitamina E, magnésio e gorduras monoinsaturadas que ajudam na boa saúde.

Portanto, se bater aquela fome, vale a pena consumir algumas amêndoas, além de saudáveis, nutritivas são ótimas para afastar episódios de hiperglicemia.

 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário