A melancia é uma das primeiras frutas que vêm à mente quando o assunto é refrescância. Seu alto teor de água e sabor adocicado fazem do alimento uma excelente opção para ser consumida ao natural ou em sucos.
Leia mais: Aprenda a fazer essa bebida que limpa o intestino e remove as toxinas
Outra vantagem é que ela é uma grande fonte de vitaminas, como a A , C , B1 e B6. As fibras também estão presente na fruta, além de minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio.
Embora comer melancia com frequência seja uma boa ideia para muita gente, existem algumas pessoas que deve evitá-la. Pertencente ao grupo de FODMAP (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols), ela possuiu carboidratos que são absorvidos mais lentamente pelo intestino.
Essa dificuldade na digestão é um problema para quem tem a síndrome do intestino irritável. Os pacientes que sofrem com o distúrbio e consomem melancia em excesso podem experienciar desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre.
A fruta também deve ser evitada por diabéticos, uma vez que seu teor glicêmico é alto. Segundo o site Healtine, 608 gramas do alimento contém 36% de frutose, considerado um percentual bastante elevado.