scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH chega em junho com muitas mudanças; Saiba quais são elas

Mudanças na segurança e informações adicionais do motorista são algumas das novidades. Veja quando será preciso atualizar o documento.



Entra em vigor no dia 1º de junho o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento, que terá validade em todo o território nacional, traz muitas mudanças que todo condutor deve saber.

Leia mais: CNH Social recebe inscrições até 25 de maio. Veja como tirar a habitação gratuitamente

A nova versão da carteira de motorista brasileira será implementada conforme as diretrizes da resolução 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Uma delas informa que a nova CNH vai se aproximar do padrão internacional, com opções de identificação em outros idiomas, como inglês, francês e português.

Nova CNH será mais segura?

Sim. O documento vai adotar padrões de segurança contra falsificações, como a utilização de tinta que brilha no escuro, além de holograma e impressão reativa à luz ultravioleta.

Para garantir mais segurança ao condutor, o QR Code encontrado na versão física do documento, que dá acesso à Carteira Digital de Trânsito (CDT) via aplicativo, segue mantido após a atualização.

Novas informações do motorista

Dentre as mudanças previstas no documento, podemos destacar:

  • A assinatura do motorista agora está em um novo local, abaixo da foto;
  • As categorias que cada motorista está autorizado a conduzir serão indicadas num quadro com a silhueta de veículos;
  • Na parte inferior, ficarão as devidas observações, como restrições médicas e o exercício de atividade remunerada;
  • Novo formato da CNH traz a predominância das cores verde e amarelo;
  • A identificação da carteira, se temporária ou definitiva, será feita com a impressão das letras P (provisória) ou D (definitiva) no canto superior direito.

Veja a imagem da nova CNH 2022:

Motoristas deverão trocar o documento logo no próximo mês?

Não. Os condutores não precisam correr aos Detrans dos seus estados para fazer a troca imediata do documento. Apesar de ser distribuído a partir do dia 1º de junho, os motoristas poderão atualizar o documento de acordo com suas necessidades.

Isso vale tanto para quem precisa renovar a habilitação, pedir revisão de algum dado, solicitar segunda via, incluir uma categoria ou no caso de quem está tirando a CNH pela primeira vez.

Por tudo isso, até ocorrer a transição completa da atual CNH para a nova, os dois modelos seguirão sendo aceitos em todo o Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário