scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH começa a valer em junho; Troca deve ser obrigatória?

Novo modelo da CNH será emitida de forma mais próxima ao que é usado no padrão internacional, com identificação em três idiomas.



Daqui a pouco mais de uma semana entrará em vigor a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mais especificamente no dia 1º de junho. Com a mudança no documento para todo o território nacional, muitos motoristas estão com dúvida se a nova versão do documento será obrigatória para todos. Descubra abaixo!

Leia mais: Enem 2022: CNH Digital será aceita como documento de identificação

Mais segurança contra fraudes

Conforme a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro de 2021, o novo modelo da CNH será emitida de forma mais próxima ao que é usado no padrão internacional. Começando pela identificação, que será impressa em português, inglês e francês.]

Além disso, o documento virá com padrões de segurança contra falsificações, no uso de tinta que brilha no escuro, além holograma e impressão reativa à luz ultravioleta. Outro ponto interessante inclui o QR Code na versão impressa do documento, que vai permitir ao motorista o acesso à Carteira Digital de Trânsito (CDT). O processo será feito via aplicativo.

Mudanças nas informações

Outras alterações incluem a assinatura do motorista, que ficará em um novo local, abaixo da foto. O que muda também são as categorias em que cada motorista possui habilitação. Elas serão indicadas em um quadro com a silhueta de veículos. Observações, como exercício de atividade remunerada e restrições médicas vão para a parte inferior.

O novo modelo da CNH também carrega novas cores, com predominância do verde e amarelo. Somado a isso, está o novo formato de identificação do documento: em caso de CNH temporária, uma letra P estará na habilitação, se definitiva, a letra D ocupará esse lugar.

Modelo da nova CNH

Troca do documento é obrigatória?

Os condutores não precisam buscar o Departamento de Trânsito (Detran) para trocar o documento de forma imediata. Apesar de a nova CNH começar a valer a partir do dia 1º de junho, ela será disponibilizada conforme a necessidade do motorista.

Isso vale para quem precisa renovar a habilitação, adicionar uma nova categoria, pedir revisão de algum dado impresso de forma errada, solicitação de segunda vida ou para quem vai tirar o documento pela primeira vez. Até que seja necessária a troca, o modelo atual da carteira segue sendo válido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário