scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH: descubra se o documento já é obrigatório para todos

Saiba quando lançará a nova CNH e se ela vai ser obrigatória para todos logo em seu lançamento.



A Carteira Nacional de Habilitação é um documento necessário para quem deseja dirigir, como carros, motos e outros veículos. Para obter uma CNH, o processo inclui várias etapas, entre elas exames que medem sua função cerebral e testes para ver se você está em forma física e mental.

Veja também: Nova CNH: conheça as mudanças no documento que começa a valer em junho

Depois de terminar o curso e completar a quantidade necessária de estudos, a pessoa poderá fazer o exame para aprovação. Caso os candidatos sejam aprovados na prova teórica, eles devem fazer as aulas para se habilitarem para o exame prático. Depois de aprovados, eles podem se considerar motoristas.

No entanto, foi anunciado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio do Diário Oficial da União (DOU), uma mudança no documento da CNH. Todas as pessoas serão obrigadas a mudar e ter esse novo modelo? Descubra a resposta lendo o artigo.

 

O que muda na CNH?

Há muitas mudanças propostas no novo documento. Uma delas é em relação às cores da CNH, que passam a ser preto e branco. Algumas novas melhorias tiveram que ser feitas no design da carteira que está em vigor há mais de 60 anos.

Uma assinatura agora é adicionada logo abaixo da foto do motorista quando esses dados são carregados, e um quadro que permite a visualização de algumas informações também será implementado. Outra mudança é a inclusão de um holograma na parte inferior da CNH e de elementos que só podem ser vistos sob uma luz ultravioleta.

Algumas coisas permanecerão onde estão no modelo atual. A foto do motorista ainda estará no documento e os códigos QR em documentos previamente produzidos por sua empresa manterão sua localização.

 

A mudança será obrigatória?

O novo modelo de CNH está programado para ser lançado a partir de junho deste ano. Novos motoristas e condutores que solicitarem segunda via ou que vão renovar a carteira de habilitação, assim como pessoas que adicionarem uma nova categoria, receberão o novo modelo de documento.

Quando você não puder mais renovar uma carteira de habilitação Classe A ou B, você receberá automaticamente o documento no novo formato.Outro grupo que receberá a nova carteira de motorista são as pessoas que possuem carteiras estrangeiras.

No entanto, a mudança acontece gradualmente, portanto, não será necessária a adesão imediata. O Contran prevê que isso será feito aos poucos, até que todos os motoristas tenham a nova versão do documento de permissão para dirigir.




Voltar ao topo

Deixe um comentário