scorecardresearch ghost pixel



Nova CNH e CTB: Veja as principais mudanças para 2022

Algumas novidades entram em vigor a partir de junho, quando começa a ser emitida a nova versão da habilitação.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá uma nova versão a partir de junho de 2022. O documento traz mudanças no design, mas também facilita a comprovação do direito de dirigir por meio de sua versão digital.

Leia mais: Pela 3ª semana consecutiva, preço da gasolina sobe e atinge novo recorde

As alterações se juntam às regras atualizadas impostas pelo novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em vigor desde o ano passado. Saiba o que já foi e o que ainda será alterado e conheça as mudanças que afetam a vida do condutor.

1 – Validade do documento

As habilitações emitidas ou renovadas a partir de abril de 2021 têm novos prazos de validade que variam de acordo com a idade do motoristas. O prazo de vigência agora é de:

  • 10 anos para condutores com até 50 anos;
  • 5 anos para condutores entre 50 e 70 anos;
  • 3 anos para condutores com idade superior a 70 anos.

 

2 – Novo visual

A partir de junho, o documento ganha um novo design com reformulações que o deixam dentro do padrão internacional. A CNH continua tendo um QR Code na parte de trás e os dados do motorista, mas também recebe desenhos dos veículos para os quais ele está habilitado.

Outro detalhe é a impressão da letra “P”, no caso de quem só tem apenas a permissão, e da letra “D” para quem já tem a carteira definitiva.

3 – CNH Digital

Esqueceu a carteira em casa? Não tem problema. As novas regras permitem que o condutor comprove que está habilitado por meio da Carteira Digital de Trânsito, a versão eletrônica do documento.

 

4 – Pontuação

A última mudança importante é que o limite para perder o direito de dirigir agora é de até 40 pontos. Ele varia de acordo com gravidade da infração:

  • Limite de 20 pontos: para quem tiver duas infrações gravíssimas;
  • Limite de 30 pontos: para quem tiver uma infração gravíssima;
  • Limite de 40 pontos: para quem não tiver nenhuma infração gravíssima.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário