Nova CNH será emitida a partir da semana que vem; veja as mudanças

Saiba agora mesmo o que muda na CNH que será emitida a partir de semana que vem.



Os novos condutores do país terão acesso a uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no início de junho. Esse documento de identificação e de permissão para dirigir foi instituído no ano de 2021 por meio da resolução 886, que foi publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Veja também: Nova CNH chega em junho; veja o que será necessário para obter o documento

Segundo o texto em questão, o principal objetivo dessas mudanças é de trazer mais segurança para os motoristas, uma vez que tem sido crescente os índices de falsificação de documentos como esse. Foi pensando nisso que diversas alterações foram pensadas e realizadas para que se chegasse a finalidade dessa proposta.

Vale destacar também que a troca de habilitação imediata não é obrigatória, pois o novo documento será implantado de forma gradual, isto é, conforme a renovação dele (passado o vencimento) e novas emissões forem sendo necessárias às pessoas.

As mudanças na CNH

A aparência da nova Carteira de Habilitação será toda alterada, logo perderá aquele tom de cor verde para receber a cor amarela também. Na parte inferior da CNG, haverá um lugar especifico para a assinatura do motorista. Ele será posto embaixo da foto, um tanto quanto diferente do modelo atual, pois assinatura fica logo na dobra.

Esse novo documento contará com diversas outras alterações, como é o caso de um quadro de silhuetas de veículos que os motoristas estão aptos a dirigir. Interessante, não é? Ele também terá um quadro reservado para observações. Isso quer dizer que ali poderão ser colocadas as possíveis restrições médicas do condutor ou especificações de que exerce algum trabalho como motorista.

E não é só isso! O novo modelo mostrará também se o condutor está com a permissão para dirigir, pois haverá uma identificação que utiliza a letra P enquanto que os motoristas com CNH definitiva usarão a identificação com a letra D.

Outra coisa que vale a pena salientar na nova Carteira de Habilitação é a sua validade. Nada mudou nesse quesito, então fique tranquilo! O prazo de dez anos de validade para condutores com idade inferior a 50 anos continua. Ela cai para cinco diante dos condutores com 50 a 69 anos de idade e para três anos para para aqueles com idade superior a 70 anos.

A indefinição das subcategorias

Até o momento em que essa matéria foi produzida, ainda não foi especificado como serão definidas as novas categorias de habilitação que substituirão as atuais: A, B, C e D.

De acordo com as resoluções dadas pelo Contran, uma das principais alterações na nova Carteira Nacional de Habilitação será a classificação de veículos. Essa divisão em questão acontecerá em 14 categorias.

De qualquer forma, vale salientar que a classificação mencionada foi baseada no modelo usado na Europa, que designa diferentes classificações aos condutores de pessoas e de cargas; no entanto, alguns setores ligados à CNH ainda seguem aguardando as definições dessas subcategorias para adaptar o treinamento atual às mudanças.

Resumo das novas mudanças

  • Impresso nas cores verde e amarelo;
  • Holograma na parte debaixo do documento;
  • Assinatura na parte inferior da foto do condutor;
  • Será impressa com tinta fluorescente, então itens serão visíveis sob luz ultravioleta;
  • Letra P indicando a “permissão” de documentos temporários e letra D indicando aqueles “definitivos”;
  • Quadro com silhueta do veículo daquela categoria de habilitação;
  • Quadro de observações com informações médicas e profissionais (se necessário).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário