scorecardresearch ghost pixel



Atenção, motoristas: nova CNH entra em vigor no dia 1º de junho

Entra em vigor no dia 1º de junho a nova CNH. A carteira de habilitação ficará mais segura e nos moldes internacionais. Veja quem será obrigado a trocar o documento.



Entra em vigor no próximo dia 1º de junho a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento deve reduzir as falsificações, com novos padrões de segurança. Mas será que a troca da CNH será obrigatória para todos os motoristas? Confira as regras.

Leia mais: Cadastro Único: Confira os prazos das revisões realizadas pelo governo

A nova versão vai aproximar o documento brasileiro do modelo adotado por outros países. A CNH passa a ter uma tinta que brilha no escuro, além de holograma e impressão reativa à luz ultravioleta. O QR Code continua presente na carteira de motorista.



CNH em junho

As mudanças foram publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro do ano passado. O modelo contará com cores novas, além de outras subcategorias.

A nova CNH será nas cores verde e amarelo, que predominam na bandeira do Brasil. A assinatura do motorista também mudará de lugar. Vai ficar mais perto da foto de cada motorista.

Outra novidade é que a nova CNH vai ter o desenho dos veículos para indicar a categoria em que o condutor está habilitado. E as restrições médicas também ficarão mais destacadas no documento que entrará em vigor. Por exemplo, se a pessoa precisa usar óculos.



Apesar de todas as mudanças que logo estarão em vigor, o motorista pode ficar tranquilo. A troca do documento não será obrigatória de imediato.

Ou seja, só será preciso emitir a nova CNH os motoristas que passarem pela renovação do documento ou que precisarem emitir a segunda via. E, claro, para os documentos que forem emitidos aos novos motoristas a partir de junho.

Então, a orientação do Contran é que o condutor fique de olho na validade da CNH para saber a hora certa de trocar o documento pelo novo modelo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário