O novo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) tem quase um ano de existência, mas muitos brasileiros ainda não se atualizaram a respeito das novas regras. Uma mudança muito importante adotada no documento são os limites de pontuação permitidos.
Leia mais: Nova CNH em junho: Quem não fizer pode ser multado?
Ultrapassar essa quantidade de pontos pode gerar a suspensão do direito de dirigir por até um ano, ou por até dois anos em caso de reincidência. Isso, é claro, além de multas.
Desde 2021, o limite que pontos que leva ao cancelamento do documento passou de 20 para 40 pontos. Contudo, ele pode ser menor de acordo com a quantidade de multas gravíssimas feitas pelo condutor.
É importante destacar que a CNH só é devolvida ao dono após o fim da penalidade e conclusão do curso de reciclagem. Caso seja pego pela fiscalização dirigindo durante o tempo de suspensão, a multa é de cerca de R$ 900, mais retenção do veículo e cassação da carteira por dois anos.
Novo limite de pontos
Até a implementação do novo CTB, o condutor que acumulasse 20 pontos no prazo de 12 meses teria o documento suspenso. Agora, os limites são:
- 20 pontos se tiver duas ou mais infrações gravíssimas;
- 30 pontos se tiver uma infração gravíssima;
- 40 pontos se não tiver nenhuma infração gravíssima na pontuação.
A título de exemplo, geram multa gravíssima infrações como: dirigir falando ao celular, furar o sinal de trânsito e rodar na faixa exclusiva de ônibus. O valor da multa gravíssima é de R$ 239,37, mais sete pontos na carteira.