scorecardresearch ghost pixel



Nova revisão do CadÚnico: milhares podem perder benefícios

Ministério da Cidadania anuncia verificação em massa dos dados de beneficiários de programas sociais. Entenda.



O Ministério da Cidadania anunciou que vai realizar um pente-fino no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais). O sistema reúne dados de cidadãos de baixa renda para implementação de programas sociais, como o Auxílio Brasil.

Leia mais: Caixa libera lotes atrasados do abono salarial 2019 e 2020; veja quem recebe

O objetivo da fiscalização é verificar se as famílias continuam atendendo todos os critérios de elegibilidade para receber o benefício. E não adianta omitir informações: o governo federal utiliza outras bases para cruzar os dados, com a do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Mais de 18 milhões de pessoas são atendidas pelo Auxílio Brasil atualmente. Até o fim deste ano, ninguém pode receber menos de R$ 400 por mês de parcela. Esse piso pode se tornar permanente em breve.

Riscos de não atualizar

O usuário deve fazer uma atualização cadastral a cada dois anos, ou sempre que houver alguma mudança importante na situação da família. Alguns exemplos são: mudança de endereço, morte ou nascimento de um membro e novo emprego.

Mesmo que não haja nenhuma mudança importante a ser informada dentro do prazo informar, é importante revisar o cadastro. O pente-fino ocorre todos os anos, e o cidadão pode ter seu registro excluído do sistema após quatro anos sem atualização.

Como atualizar o CadÚnico?

Quem deixa de informar manter o cadastro em dia corre o risco de perder o benefício por conta das inconsistências. Para evitar que isso aconteça, basta procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do CadÚnico. Outra possibilidade é acessar o app Meu CadÚnico para realizar o procedimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário