Começa a valer em junho o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O que muitos motoristas querem saber é se terão a necessidade de emitir o documento de imediato ou se terão mais prazo para isso. Veja quais são as regras.
Leia mais: Grana em dobro: nascidos em maio terão saque duplo do FGTS
A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O novo documento poderá ser emitido de forma física, digital ou nos dois formatos. A escolha ficará a critério de cada motorista.
Modelo da CNH
A boa notícia para o motorista é que o novo modelo da CNH não vai exigir a troca imediata. Isso só vai acontecer quando os motoristas tiverem que renovar a carteira ou precisarem emitir a segunda via. Ou seja, se o documento estiver dentro da validade, não tem necessidade de troca para a nova CNH.
Por outro lado, os novos condutores já vão receber o documento novinho a partir do mês de junho deste ano. Os novos documentos emitidos serão no novo modelo da CNH.
A prévia de como ficará o novo documento já foi divulgada pelo Contran. A CNH passará a ter as cores da bandeira do Brasil, sendo verde e amarelo. Além de contar com mais informações que o modelo atual.
A novidade será também uma tabela que indicará os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. Outro detalhe é que a nova CNH vai indicar se o condutor está com a definitiva ou provisória.
Além disso, o QR Code continuará existindo nos novos modelos, assim como já acontece desde 2017. A decisão por manter o código leva em conta a segurança na conferência das informações. O QR Code reúne dados como a fotografia do motorista.