scorecardresearch ghost pixel



O aposentado precisa declarar IR em 2022? Descubra

Brasileiro aposentado precisa declarar IR neste ano? Entenda quais são as regras e quais as obrigatoriedades sobre o Imposto de Renda para pessoas aposentadas.



Existe uma pergunta frequente e que gera muitas dúvidas sobre o Imposto de Renda (IR) no Brasil. Afinal de contas, quem é aposentado precisa declarar IR em 2022? Sim. Quem é aposentado precisa declarar IR caso se enquadre nos mesmos pré-requisitos comuns a todos os contribuintes. A resposta foi dada logo de cara para que não restem dúvidas.

Veja também: INSS pode cancelar seu benefício nestas condições

Quando o aposentado precisa declarar IR?

Muitos aposentados ou pensionistas do INSS se perguntam se devem declarar o imposto ou não. O aposentado precisa declarar IR e se não fizer pode cometer o crime de sonegação fiscal, como todo cidadão.



Caso os recebimentos de pensões e aposentadorias excedam o valor total de R$ 28.559,70, a declaração precisa ser feita e enviada à Receita Federal. Esse montante é o teto estabelecido como corte para definir quem é obrigado a declarar e quem não é.

Aposentados precisa declarar IR e deve ficar atento às regras:

Se a soma dos benefícios não ultrapassar o teto, a verdade é que existem algumas obrigatoriedades. São duas situações que podem fazer com que o aposentado ou pensionista seja obrigado a declarar, mesmo com ganhos inferiores ao teto.

– Imóvel para locação

Caso a pessoa possua um imóvel para locação e o valor do aluguel (somado ao benefício do INSS) supere o teto, a obrigatoriedade é exercida. Neste caso, a declaração deve ser feita para ficar de acordo com as regras.

– Possui bens? Tem que declarar

Se o aposentado ou pensionista possuir bens patrimoniais que custem mais do que R$ 300 mil, ele também deve declarar o IR. Entram nesse bojo os investimentos bancários, carro próprio, casa própria e outros.



Até quando o aposentado precisa declarar o IR em 2022?

O período para declarar o Imposto de Renda (IR) 2022 começou em 7 de março, às 8h. Todos os contribuintes que são Pessoa Física (com CPF) devem efetuar o envio da declaração até o dia 31 de maio, às 23h59.

Para fazer isso, basta acessar o site da Receita Federal e baixar o programa do IRPF 2022. É só preencher os dados e enviar a declaração corretamente para o sistema interno do governo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário