scorecardresearch ghost pixel



O que é e como evitar a temida “maldição da aposentadoria”?

O sonho de se aposentar pode se transformar em um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas. Descubra o que é e como é possível evitar a chamada “maldição da aposentadoria”.



O ciclo de vida esperado de qualquer pessoa ativa na sociedade é que ela trabalhe e depois se aposente. Contudo, existe uma condição de vida nada agradável que pode ser atingida dessa maneira. Ela é chamada de “maldição da aposentadoria”.

Veja também: O que é NIS e para que serve? Veja como tirar o seu

Diversas pessoas se tornam aposentadas e começam a apresentar problemas de saúde, dificuldades motoras e mentais, além de outros problemas. Um estudo nos Estados Unidos mostrou que nem sempre os fatores são inerentes à velhice. Eles podem ser ocasionados por conta do ato de se aposentar.

O que a “maldição da aposentadoria” pode causar?

Um estudo desenvolvido na Universidade de Bentley em Massachusetts estudou os efeitos da temida “maldição da aposentadoria”.

5 anos após aposentadoria, o norte-americano médio apresenta de 5% a 9% de piora na saúde mental. Além disso, há um aumento entre 5% e 6% na ocorrência de doenças gerais e de até 16% nas dificuldades com as atividades diárias. O pior é que esses dados se mostraram como consequência das mudanças no estilo de vida da pessoa.

Ser humano precisa de hábito e de utilidade

O motivo não se trata da aposentadoria em si, mas sim de uma repentina mudança de hábitos vivenciados pelo aposentado.

Comprovadamente, os humanos são animais que precisam de rotina e de hábitos para terem um bom funcionamento orgânico e mental. Mais do que isso, o convívio social é decisivo para obter qualidade de bem-estar e boa saúde mental.

A “maldição da aposentadoria” se estabelece nesses pilares de mudança. O aposentado pode perder boa parte do convívio social e ainda contar com o ócio, ficando sem ter uma função ou utilidade claras. Isso faz com que todos os componentes de saúde fiquem comprometidos.

Como evitar a “maldição da aposentadoria”

Se você não vê a hora de se aposentar, o ideal é manter algumas atividades que possam ser mantidas mesmo na velhice. Além disso, construir bons círculos familiares e sociais ajuda a manter a sanidade mental.

Atividades simples, porém prazerosas, fazem toda a diferença na vida de uma pessoa e podem ser decisivas para evitar a chamada “maldição da aposentadoria”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário