scorecardresearch ghost pixel



Pagamento por aproximação e Pix vão extinguir a carteira?

Documentos digitais, pagamentos por aproximação de celular e Pix são realidades da vida moderna. Isso tudo pode fazer com que a carteira tradicional seja extinta? Entenda como funciona.



O pagamento por aproximação do cartão caiu na preferência popular. Uma pesquisa da Mobile Time/Opinion Box demonstrou que até setembro de 2021, 36% dos consumidores do Brasil utilizavam o modelo de pagamento. Vale destacar que dois anos antes, a porcentagem era de apenas 17%.

Veja também: O que fazer para pagar o INSS por conta própria?

Além disso, mais do que o pagamento por aproximação, o uso do Pix vem crescendo nos estabelecimentos comerciais. Basta apontar o celular para o QR Code da maquininha e esperar o comprovante. Isso tudo faz com que muitas pessoas comecem a pensar que a carteira comum tende a deixar de existir.

Pagamento por aproximação pode ser o início do fim da carteira?

Vale destacar que diversos aparelhos tecnológicos, como os smart watchs (relógios inteligentes) já conseguem substituir o celular para pagamento. Ou seja, dá para utilizar o pix ou o cartão virtual com apenas um relógio.

Em breve, o governo federal vai lançar o novo RG em formato digital, excluindo a necessidade de andar com qualquer documento físico no bolso.

Se você não precisa mais de dinheiro físico, cartão físico e documento impresso, para que serviria a carteira?

Carteira comum pode apenas mudar de função

A verdade é que muita gente continua utilizando o item como um acessório de moda. Além disso, mesmo com o pagamento por aproximação através de celular e outros dispositivos, há também aqueles consumidores que não são adeptos da tecnologia. Por incrível que pareça, ainda existem pessoas que não trocam as cédulas de dinheiro por nada.

No entanto, em pouco tempo, a carteira comum poderá ser aposentada por quem quiser. Na verdade, isso já pode ser feito. A CNH Digital, por exemplo, permite andar com o documento de identificação no celular, junto ao Pix e aos cartões eletrônicos. Em outras palavras, basta ter um celular ou outro aparelho com uma antena NFC para deixar sua carteira permanentemente em casa. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário