scorecardresearch ghost pixel



Pernilongos evitam pessoas agressivas pelo cheiro

Pesquisa nos EUA mostra que os pernilongos são capazes de reconhecer uma pessoa que tentou matá-los através do cheiro que ela emana. Entenda melhor o que isso significa.



Você não aguenta mais ouvir o zumbido de pernilongos sobrevoando sua cabeça à noite? Principalmente em épocas nas quais os casos de dengue aumentam, o barulho do mosquito é um sinal de alerta. Ainda que não exista o vírus da doença, as picadas provocam grandes incômodos para os moradores da casa.

Veja também: Desinfetante caseiro: o mais simples e o mais eficiente

No entanto, uma pesquisa descobriu que os pernilongos conseguem reconhecer alguém que represente uma ameaça. Ou seja, se você tentar matar um mosquito, ele se lembrará e tende a evitar chegar próximo novamente. Pode parecer mentira, mas a afirmação apareceu em um estudo feito na Universidade Virginia Tech, nos EUA.

Pernilongos sabem quem tentou matá-los

Antes de tudo, acalme-se, isso não significa que os pernilongos são animais super inteligentes e cheios de raciocínio lógico. De acordo com a pesquisa divulgada na revista Current Biology, o que ocorre é bem mais simples.

Os pernilongos são capazes de identificar aromas, aliás, é dessa maneira que eles se aproximam das pessoas. Cada ser humano tem um cheiro peculiar que o pertence. Quando alguém representa uma ameaça para o mosquito, ele terá aquele cheiro aliado a um possível perigo para sua existência. Assim, os mosquitos tendem a evitar chegar próximo da pessoa que o tentou matar.

A pesquisa mostrou que os mosquitos evitam picar alguém que tenha sido agressivo com eles. Isso ocorreu mesmo que a pessoa tenha um cheiro que seja atrativo aos pernilongos.

Evite os pernilongos sendo hostil com eles

Embora a premissa seja essa, a verdade é que não existem garantias de que os pernilongos não vão te picar após ser hostil com eles. Porém, os dados analisados sugerem que este é um dos caminhos possíveis. Há fortes indícios de que esses insetos procuraram outros alvos menos defensivos para se alimentarem do sangue.

Do mais, as dicas seguem sempre as mesmas para evitar o aparecimento de pernilongos. Ou seja, elimine água parada, faça uma boa faxina em casa e mantenha telas em janelas, por exemplo. Usar repelente também ajuda bastante.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário