scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa confirma que o consumo de espinafre previne demência

O espinafre é um vegetal conhecido como um alimento funcional que ajuda aumentar a longevidade, prevenindo doenças neurodegenerativas.



Quem não se lembra do desenho do Popeye? O Popeye é um personagem que quando comia espinafre ficava extremamente forte e destemido. Mas, saiba que de acordo com a ciência, o consumo de espinafre, assim como o desenho que dá uma “super força” ao personagem, pode também nos ajudar a fortalecer o sistema imunológico e combater doenças neurodegenerativas.

Veja também: Pesquisa: dieta pode aumentar 10 anos a expectativa de vida

Benefícios do espinafre para evitar doenças como demência e Alzheimer

O espinafre é um vegetal encontrado em abundância em supermercados e fruteiras de todo o país, também é conhecido como um alimento funcional que ajuda a aumentar a longevidade.

 

Graças aos teores de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes são capazes de paralisar os efeitos dos radicais livres, que são substâncias que provocam o estresse oxidativo das células. Consequentemente, o consumo regular ao longo da vida de espinafre ajuda a retardar doenças causadas pela idade, como Alzheimer, demência e Parkinson.

Além disso, o alimento previne outras doenças como o câncer e tem ação reguladora da pressão arterial, logo, pode evitar a hipertensão, outra doença bastante comum, relacionada à idade e aos hábitos de vida.

Outros benefícios do espinafre estão relacionados à redução de doenças cardiovasculares, fortalecimento dos músculos e devido às suas fibras, é excelente para a saúde do intestino. 

 Pesquisa realizada confirma que o consumo de espinafre previne a demência

Um estudo publicado pela revista Neurology, coletou amostras de sangue de mais de 7 mil pessoas com idade acima de 45 anos. Os voluntários dessa pesquisa foram analisados pelos cientistas, durante 16 anos, com objetivo de avaliar os riscos de desenvolver Alzheimer, Parkinson ou demência.

 

Os pesquisadores dividiram as amostras em grupos baseados na quantidade de antioxidantes, ao todo foram 3 grupos. Concluíram que pessoas que tinham mais concentração de substâncias como a luteína e zeaxantina a cada 15,4 micromols a mais por litro no sangue, tinham uma redução de 7% nos riscos de desenvolver demência. Tem mais, a cada 8,6 micromols por litro de sangue de beta-criptoxantina, os riscos diminuíram 14%.

De acordo com a pesquisa, quando outros fatores foram analisados em conjunto, como a prática de atividades físicas, faixa salarial e educação, o efeito dos antioxidantes tiveram uma diminuição. Por essa razão, concluíram que é necessário ampliar os estudos para compreender como os antioxidantes realmente agem no sistema cerebral.

Conclusão

Vale a pena acrescentar o espinafre na dieta regular, porque é um alimento saudável que fortalece o organismo, previne doenças, e por ser pouco calórico ajuda no controle de peso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário