scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa: entenda para onde os gatos vão quando fogem

Um estudo resolveu analisar para onde os gatos vão quando fogem de casa. Pesquisadores da Noruega estudaram 100 felinos domésticos.



Com certeza, você já viu algum gato andando pelas ruas da sua cidade, pode ser bem perto da sua casa, aliás. Os felinos urbanos são animais que gostam de desbravar locais diferentes o tempo todo. Pelo menos essa é a impressão que todos têm sobre os animais. Mas afinal, para onde os gatos vão quando passeiam por aí aparentemente sem rumo?

Veja também: Empresa cria caixa de areia autolimpante e que ajuda a manter a saúde dos gatos

A Universidade Norueguesa de Ciências da Vida realizou um estudo diferente sobre catscape. O termo pode ser traduzido literalmente como “fuga do gato”. O objetivo foi justamente o de entender para onde os gatos vão em seus passeios pela cidade.

Para onde os gatos vão quando fogem?

Quem tem ou já teve um gato, provavelmente já levou um susto ao não encontrar o felino em casa. A pergunta que vem à mente é justamente esta: para onde os gatos vão? Afinal, por mais que se procure, geralmente o bichano só é achado quando decide retornar para sua casa.

O estudo norueguês analisou a andança de 100 gatos domésticos castrados e chipados. Todos eles eram da cidade de Âs, no sul da Noruega. A meta era entender para onde os gatos vão quando decidem sair de casa.

Para onde os gatos vão? Eles podem estar bem perto

Ao final da pesquisa, percebeu-se que 79% do tempo que o gato despendia fora de casa era bem próximo dela. Eles ficavam em um raio de 50 metros da casa onde moravam. Algumas exceções foram observadas, como a de maior distância, que totalizou 352 metros longe de casa.

Vale destacar que a castração pode influenciar nos resultados. Afinal, ao ser castrado, o gato pode alterar alguns comportamentos mais instintivos, como a necessidade de achar um parceiro para procriar. Por esse motivo, os felinos não se distanciaram tanto das casas.

No entanto, sabe-se que os gatos têm uma afeição especial pela exploração. É natural do felino desbravar o território próximo de sua casa. Por isso, recomenda-se proteger os muros com cercas e grades para evitar a fuga dos animais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário