scorecardresearch ghost pixel



Pesquisa mostra que som alto faz mal para o coração

Mais do que perturbar a paz, o som alto é capaz de causar graves danos ao coração de uma pessoa. Diversas pesquisas estudam esses efeitos desde os anos 1970.



A poluição sonora não costuma ser levada tão a sério por muitas pessoas que não percebem os efeitos danosos dela. No então, o som alto pode ser um imenso problema para crianças, idosos, portadores de problemas mentais e animais domésticos ou silvestres. No entanto, estudos recentes indicam que o excesso de som alto também faz mal para a saúde do coração.

Veja também: Afinal de contas, o que é a higiene mental?

Som alto pode causar danos ao coração dos humanos

Desde a década de 1970, cientistas associam os ruídos altos com alterações cardíacas relevantes. As evidências até então se apresentavam poucas para um resultado decisivo. Contudo, na última década mais pesquisas foram desenvolvidas e continuam comprovando e relacionando o som alto como agravante para o coração.

 

Assim, a exposição ao som alto passou a entrar na lista de contra indicações pelos cardiologistas. Principalmente pacientes que sofrem com algum tipo de doença do coração são os que mais devem evitar esse tipo de poluição. Para se ter uma ideia do problema, o som alto é comparado ao fumo passivo quando analisam-se os efeitos danosos para o sistema cardiovascular.

Pesquisa mostra que som alto faz mal para o coração

Um artigo publicado na revista conceituada Nature analisou a relação do som alto e dos efeitos cardíacos que eles podem desencadear. Como resultado, o barulho alto durante a noite causou alterações de sono relevantes. Elas também são capazes de interferir na frequência e no bom andamento dos batimentos cardíacos.

 

Quando o som fica muito alto, ele pode estimular sistemas cerebrais responsáveis pelas emoções. O corpo responde aos estímulos com produção de hormônios, alguns como adrenalina e cortisol. Ambos podem ser prejudiciais para o coração quando liberados em excesso ou de forma desmedida.

De forma prática, esse desbalanço é capaz de provocar inflamações orgânicas em qualquer indivíduo. Por isso, a recomendação é evitar o excesso de som alto e manter noites de sono tranquilas e silenciosas. Isso vai te ajudar a cuidar melhor da saúde do seu coração.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário