scorecardresearch ghost pixel



Afinal de contas, o que é a higiene mental?

Aprenda como viver de forma mais leve e atenta. A higiene mental é uma prática que pode aumentar incrivelmente o nível de bem-estar da sua vida completa.



A higiene mental pode ser entendida ao pé da letra mesmo, ou seja, trata-se de uma limpeza da mente. O objetivo é adotar alguns hábitos que podem restaurar o equilíbrio das suas frequências mentais. Não se trata de astrologia ou nenhum tipo de prática espiritual, mas sim de ciência.

Veja também: 3 práticas regulares que podem estar te causando dor de estômago

Da mesma forma que os músculos, o esqueleto e os órgãos, a mente também precisa de cuidados. Afinal, uma mente com baixa vitalidade e com pouca saúde pode apresentar problemas. Ansiedade, depressão, síndromes, estresse e vários outros problemas de ordem mental podem comprometer a qualidade de vida como um todo.

 

Por isso, a higiene mental é indicada e deve ser estabelecida para garantir maior qualidade de vida. A Síndrome de Burnout, por exemplo, é uma das doenças que podem ser evitadas através da higiene mental. Você será capaz de reduzir os níveis de cortisol, consequentemente irá reduzir os níveis de estresse.

Dicas para praticar a higiene mental e viver melhor

Abaixo você confere algumas dicas e práticas que devem ser executadas diariamente para aplicar a higiene mental. Viva melhor a partir de hoje.

1 – Pratique a atenção plena/meditação ou mindfulness

No início, não é preciso tanto tempo de prática, bastam apenas 15 minutos por dia. Tudo o que você precisa fazer é se manter sentado ou sentada, em postura ereta e confortável. Feche os olhos e preste atenção na sua respiração. Inspire lentamente e expire lentamente com a língua no céu da boca. Escute todos os barulhos, sinta os aromas e deixe que os pensamentos venham e passem. Faça isso sempre por 15 minutos.

2 – Dê ao seu corpo o que ele precisa

Muitas vezes sabemos o que o corpo precisa, mas ainda assim ignoramos isso. Ao aprimorar a sua atenção plena, será ainda mais fácil reconhecer suas próprias demandas orgânicas. Aliás, execute as demandas mentais também, ou seja, se você precisa concluir um trabalho, conclua.

 

3 – Faça atividade física

30 minutos de caminhada, 5 vezes por semana, já está bom. De acordo com uma pesquisa recente dos EUA, 150 minutos de atividade moderada por semana são suficientes para ser mais saudável. O exercício físico vai regular diversas relações orgânicas dentro do seu corpo.

4 – Desligue!

Você precisa desligar ao final de um dia ativo. Apenas pare de trabalhar, estudar ou fazer qualquer coisa que você tenha que fazer. Desligue e relaxe, tente dormir sem ajuda de celular e qualquer outro equipamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário