scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep: Como fica o abono salarial para quem trabalhou em 2021?

Tire suas dúvidas a respeito do abono salarial para quem trabalhou com carteira assinada em 2021. Descubra se o benefício sai ainda esse ano.



O calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2022 para quem trabalhou em 2020 já foi encerrado. Com isso, os brasileiros que trabalharam em 2021 têm dúvidas de quando será feito o repasse para quem exerceu atividade com carteira assinada neste ano em questão.

Leia mais: Caixa libera novo saque do PIS/Pasep ‘esquecido’ para 800 mil trabalhadores

Primeiramente, é preciso lembrar que o abono salarial foi adiado por um ano. O benefício que era para ter sido repassado em 2021 acabou sendo jogado para o começo de 2022. Ou seja, o calendário do ano-base 2020, previsto para sair ano passado, só saiu no começo deste ano.

Tal atraso fez com que o governo federal precisasse adiar o pagamento do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021. Isso porque o espaço orçamentário para o programa só conseguiria cobrir apenas um calendário, neste caso, acabou sendo o do ano-base 2020.

Mas, afinal, o abono PIS/Pasep do ano-base 2021 já tem calendário?

Não! Por enquanto, a Caixa ainda não divulgou o novo calendário do PIS/Pasep referente a 2021. Sendo assim, é possível que o governo divulgue novas datas apenas no início do ano que vem, na liberação de um novo cronograma para quem trabalhou no ano passado.

Lembrando que abono salarial é pago a todos os brasileiros que trabalharam por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base ao do calendário e receberam durante o período remuneração de até dois salários mínimos.

Além disso, a inscrição há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep e o registro atualizado na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) também são requisitos importantes exigidos para o recebimento do benefício.

O valor do abono salarial do próximo ano ainda não foi definido, pois a quantia acompanha os reajustes do salário mínimo. Este ano, por exemplo, os trabalhadores puderam sacar quantias entre R$ 101 (um mês trabalhado) e R$ 1.212 (12 meses trabalhados) pelo PIS/Pasep.




Voltar ao topo

Deixe um comentário